INSS terá dois novos benefícios em abril; veja quais e quem tem direito

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terá dois novos benefícios no mês de abril. Veja quais são eles.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terá dois novos benefícios em abril. Os repasses correspondem à antecipação da primeira parcela do 13º salário dos beneficiários, além da ampliação da margem do crédito consignado.

continua depois da publicidade

É importante lembrar que os repasses do INSS podem ser consultados sempre por meio do aplicativo Meu INSS, disponível para celulares com sistemas Android e iOS. O interessado também pode se informar sobre o calendário ligando para 135.

Os repasses do Instituto Nacional do Seguro Social são feitos com base no penúltimo algarismo do Número de Beneficiário. Além disso, o calendário do INSS possui dois cronogramas, um para os beneficiários que recebem acima de um salário mínimo e outro para quem ganha o piso nacional.

Leia também

INSS adianta o 13º salário no mês de abril

Os aposentados e pensionistas do INSS que, neste ano, receberam auxílio-acidente, pensão por morte, auxílio-reclusão e aposentadoria, começam a receber a primeira parcela referente à antecipação do pagamento do 13º salário.

continua depois da publicidade

A primeira, correspondente a 50% do valor do benefício e sem descontos, será paga entre os dias 25 de abril e 6 de maio, conforme cronograma de recebimento dos benefícios.

Já a segunda parcela, que incidirá os descontos, será paga entre os dias 25 de maio a 7 de junho. A antecipação do pagamento do 13º salário faz parte do Programa Renda e Oportunidade, que prevê uma série de medidas para alavancar a retomada do emprego e da economia no país.

Crédito consignado: o que muda?

Até o mês de dezembro de 2021, aposentados e pensionistas do INSS podiam comprometer o limite de até 40% de sua renda líquida. A partir de janeiro de 2022, no entanto, esse valor recuou para 35%.

continua depois da publicidade

Conforme publicação no Diário Oficial da União, a instrução normativa 131 sobre a ampliação da margem do crédito consignado, agora o percentual voltou aos 40%, sendo até 35% de empréstimo pessoal e 5% destinado a despesas e saques com cartão de crédito consignado.

Agora, os bancos e demais instituições financeiras que oferecem empréstimos estão aguardando a atualização dos sistemas integrados com o INSS para colocar a medida em prática.

Leia também

Concursos em sua
cidade