Pelo menos 208 milhões estão esquecidos e podem ser retirados por cerca de 320 mil trabalhadores. O dinheiro é referente ao abono PIS/Pasep atrasado de 2019. Veja quem pode sacar o dinheiro e as opções de solicitação dos recursos.
Lembrando que o abono PIS/Pasep é um direito de todo trabalhador da iniciativa privada com carteira assinada e de servidores públicos que cumprem as regras do benefício. São elas:
- Trabalhar no ano-base do abono;
- Estar registrado na Rais ou no eSocial;
- Receber até dois salários mínimos, em média
- Estar inscrito no PIS ou no Pasep há ao menos cinco anos.
Quem pode solicitar os 208 milhões do abono atrasado
De acordo com o governo federal, cerca de 320 mil trabalhadores não sacaram o abono PIS/Pasep do ano-base de 2019 (não confundir com os pagamentos que estão sendo feitos do ano-base 2020). Sendo assim, existem R$ 208 milhões parados, esperando pelos seus donos.
O governo federal informou que essas pessoas poderão solicitar o dinheiro a partir do dia 31 de março de 2022. Até um salário mínimo (R$ 1.212) poderá ser pago ao trabalhador.
Para consultar se você tem direito, entre no aplicativo da Carteira de Trabalho (Android ou iOS) ou ligue para o 158.
Como pedir o dinheiro do abono PIS/Pasep atrasado?
O trabalhador possui quatro opções para pedir o dinheiro do abono PIS/Pasep atrasado:
Telefone
É possível ligar para o telefone 158, na central Alô Trabalhador. Lá, informe seus dados e solicite o abono PIS/Pasep atrasado. Não faça ligações para outros números ou envie seus dados para canais que não sejam do governo federal.
Presencial
A opção presencial requer que a pessoa vá até uma Superintendência do Ministério do Trabalho. Lá deverá apresentar um documento de identidade e o número do PIS ou do Pasep. Um servidor fará os procedimentos.
Quem quiser, pode enviar um e-mail para trabalho.uf@economia.gov.br, desde que troque o “uf” pela sigla do estado. Se você mora em São Paulo ficará assim: trabalho.sp@economia.gov.br. Nele, informe seu desejo de obter o abono PIS/Pasep.
Aplicativo
No aplicativo da Carteira de Trabalho, é possível que o interessado faça o pedido. Veja como: