O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está com a rodada de pagamentos do mês de março em andamento. Nesta semana, seis grupos de segurados do INSS recebem o benefício. São contemplados aqueles que têm direito a aposentadorias, pensões e ao BPC (Benefício de Prestação Continuada).
O órgão definiu dois cronogramas de acordo com os valores dos depósitos. Os trabalhadores são escalonados de acordo com o penúltimo dígito do Número do Benefício (NB). Cada segurado tem uma numeração única composta por 10 números. Os depósitos serão finalizados na primeira semana de abril.
Calendário de pagamentos do INSS
Os repasses foram iniciados na última sexta-feira (25/03) para quem recebe até um salário mínimo (R$ 1.212) e tem o penúltimo dígito do NB 1. Nesta semana, terão os pagamentos dos benefícios do INSS quem conta com valores de até um piso nacional:
- Penúltimo dígito do NB 2: 28 de março de 2022;
- Penúltimo dígito do NB 3: 29 de março de 2022;
- Penúltimo dígito do NB 4: 30 de março de 2022;
- Penúltimo dígito do NB 5: 31 de março de 2022;
- Penúltimo dígito do NB 6: 1 de abril de 2022.
O outro grupo que terá os valores nesta semana é composto por quem tem o penúltimo dígito NB 1 ou 6 e recebe acima de R$ 1.212,00. Os demais contarão com as transferências entre os dias 04 e 07 de abril. As quantias e as datas podem ser conferidas pelo portal Meu INSS.
13° salário do INSS será antecipado
O governo federal autorizou a antecipação do 13° salário do INSS para aposentados e pensionistas. Os repasses, normalmente, acontecem no segundo semestre de cada ano. No entanto, pelo terceiro ano seguido, os depósitos foram adiantados. O pagamento será realizado em duas parcelas, sendo a primeira paga entre 25 de abril e 06 de maio.
Já a segunda rodada será disponibilizada entre os dias 25 de maio e 07 de junho. Vale ressaltar que o abono é apenas para quem recebe aposentadoria, pensão por morte ou benefícios por incapacidade temporária. Inscritos no BPC e no Renda Mensal Vitalícia não têm direito ao valor extra.