O calendário de pagamentos do abono PIS/Pasep ainda possui duas datas. O benefício começou a ser pago no mês de fevereiro para trabalhadores formais da iniciativa privada (PIS) e para servidores públicos (Pasep). Confira quem receberá.
Vale ressaltar que o abono PIS/Pasep é referente ao ano-base de 2020. Teoricamente, ele seria pago em 2021, mas o governo adiou os repasses devido à pandemia. Os recursos daquele ano foram parar em programas como o BEm.
O benefício paga até um salário mínimo (R$ 1.212) aos trabalhadores que cumprem as exigências. O PIS é repassado pela Caixa Econômica Federal e o Pasep é depositado pelo Banco do Brasil.
Abono PIS/Pasep: datas restantes de pagamento
De acordo com o calendário original de repasses do PIS/Pasep, ainda faltam duas datas de pagamentos. Todos os repasses restantes são para quem é inscrito no PIS. Veja quem recebe:
- Nascidos em novembro (PIS): 29 de março de 2022;
- Nascidos em dezembro (PIS): 31 de março de 2022.
Com exceção dos trabalhadores que passaram por um reprocessamento da Dataprev, os inscritos do Pasep já receberam os recursos.
Abono PIS/Pasep: calendário dos trabalhadores inclusos
Quando a Dataprev lançou os nomes dos trabalhadores aptos a receberem o abono PIS/Pasep no ano de 2022, foi constatado que cerca de 1,9 milhão de inscrições estavam com dados incongruentes. Assim, essas pessoas foram barradas de receber o dinheiro.
Uma nova análise foi feita para não prejudicar os indivíduos e 1,67 milhão de trabalhadores foram liberados. Como os pagamentos já tinham começado, um cronograma especial foi montado. Veja:
- 29 de março de 2022: pessoa que receberia o dinheiro em fevereiro, segundo calendário original;
- 31 de março de 2022: pessoa que receberia o dinheiro em março, de acordo com o calendário original.
Lembrando que existe a possibilidade de o trabalhador fazer a consulta do abono PIS/Pasep de forma online e gratuita. Para isso, é só baixar o aplicativo da Carteira de Trabalho (Android e iOS), fazer o login e ir na opção de “Benefícios”.
Quem é inscrito no Pasep também pode consultar por meio de um site especial desenvolvido pelo Banco do Brasil.