Os pagamentos do abono PIS/Pasep estão chegando ao fim no ano de 2022. Os depósitos começaram em fevereiro e já beneficiaram milhões de trabalhadores. Atualmente, faltam duas datas do cronograma original. Sendo assim, veja quem ainda vai receber neste ano.
Os valores do abono PIS/Pasep podem chegar a R$ 1.212 (um salário mínimo). A Caixa é a responsável por repassar o PIS aos trabalhadores formais da iniciativa privada. Já o Banco do Brasil deposita o Pasep na conta dos servidores públicos.
O abono PIS/Pasep de 2022 é relacionado ao ano-base de 2020. Em 2021, não houve pagamento do benefício, pois o governo não tinha recursos suficientes. A justificativa foi a de que a pandemia estava demandando muita verba federal. Assim, parte do dinheiro foi para outros programas como o BEm.
Abono PIS/Pasep: quem ainda vai receber neste ano
De acordo com o cronograma do calendário original do abono PIS/Pasep, ainda faltam dois pagamentos para serem feitos neste ano. No caso, ambos são para inscritos no PIS:
- Nascidos em novembro (PIS): 29 de março de 2022;
- Nascidos em dezembro (PIS): 31 de março de 2022.
Os pagamentos do Pasep, com exceção de quem foi incluso no reprocessamento da Dataprev, terminaram.
Pagamentos para trabalhadores incluídos pela Dataprev
Após detectar um erro nos dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), a Dataprev decidiu analisar 1,9 milhão de inscrições de trabalhadores. Depois do reprocessamento, ficou identificado que 1,67 milhão de pessoas teria o direito ao abono PIS/Pasep.
Como o calendário original de repasses já havia começado, decidiu-se por criar um pequeno cronograma com os beneficiários restantes. Veja como ficou:
- Quem receberia o dinheiro em fevereiro, conforme calendário original: 29 de março de 2022;
- Quem receberia o dinheiro em março, conforme calendário original: 31 de março de 2022.
As datas são para inscritos no PIS e no Pasep. É possível consultar se houve a inclusão por meio do aplicativo Carteira de Trabalho (Android e iOS).