O abono PIS/Pasep começou a ser pago no mês de fevereiro e terminará os repasses neste mês de março. Dependendo do caso, o benefício paga até R$ 1,2 mil ao inscrito que cumprir os requisitos. Veja quem recebe nesta quinta-feira (24/03).
Em 2022, o abono salarial é referente ao ano-base de 2020. Isso se deve a um atraso do próprio governo federal. Por conta da pandemia, os recursos não foram pagos no ano passado e foram redistribuídos para outros programas como o BEm.
Lembrando que a Caixa Econômica Federal é a responsável por repassar o PIS aos trabalhadores da iniciativa privada (com carteira assinada) e o Banco do Brasil é quem deposita o Pasep para os servidores públicos.
Abono PIS/Pasep de até R$ 1,2 mil: quem recebe hoje
Os pagamentos do abono PIS/Pasep possuem dois cronogramas. O calendário do PIS segue o mês de nascimento do trabalhador. Por outro lado, o Pasep é pago conforme o dígito final do número de inscrição. Confira os grupos que recebem nesta quinta-feira (24/03):
- Nascidos em outubro (PIS);
- Final da inscrição 9 (Pasep);
Abono PIS/Pasep: como receber
De acordo com as regras vigentes, o abono salarial é pago para os trabalhadores formais da inciativa privada e para servidores públicos. No caso, eles devem seguir as regras abaixo para receber os valores em 2022:
- Ser inscrito na Rais ou no eSocial;
- Ter trabalhado por ao menos 30 dias no ano-base de 2020;
- Fazer parte do PIS ou do Pasep por ao menos cinco anos;
- Receber, em média, até dois salários mínimos.
A inscrição no abono é feita automaticamente pelo governo federal. Recentemente, a Dataprev realizou um reprocessamento de dados e incluiu mais 1,67 milhão de trabalhadores no abono salarial após ter constatado incongruências nos registros.
A consulta para quem foi adicionado e para os demais beneficiários pode ser feita no aplicativo da Carteira de Trabalho (Android e iOS).