Após um reprocessamento de dados, a Dataprev aprovou mais de 1,67 milhão de trabalhadores para receberem o abono PIS/Pasep. Entenda o motivo da revisão, saiba como consultar sua situação e quando os pagamentos serão feitos.
Lembrando que o abono PIS/Pasep pode repassar até um salário mínimo (R$ 1.212) aos trabalhadores formais da iniciativa privada ou do setor público. Os pagamentos do PIS são realizados pela Caixa Econômica Federal e os do Pasep são feitos pelo Banco do Brasil. Para receber os pagamentos, é preciso cumprir os requisitos do benefício.
Abono PIS/Pasep: 1,67 milhão de trabalhadores aprovados
Durante o processamento de dados originais para determinar quem cumpria os requisitos para receber o abono PIS/Pasep, a Dataprev encontrou inconsistências em cerca de 1,9 milhão de cadastros.
No caso, os erros ocorriam nos registros da Relação Anual de Informações Sociais (Rais). Para não prejudicar os trabalhadores, ficou decidido que uma revisão seria feita. Após a conclusão, constatou-se que 1,67 milhão possuem direito a receber o dinheiro.
Então, para organizar os depósitos desses recursos, foi liberado um cronograma extra. Confira quando os trabalhadores incluídos receberão o abono PIS/Pasep:
- 29 de março: trabalhadores que receberiam o dinheiro em fevereiro, segundo o calendário original;
- 31 de março: trabalhadores que receberiam o dinheiro em março, segundo o calendário original.
Lembrando que, em 2022, o abono PIS/Pasep diz respeito ao ano-base de 2020.
Como consultar inclusão no PIS/Pasep
Para saber se o dinheiro do abono PIS/Pasep será pago, siga as instruções detalhadas abaixo:
- Faça o download do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (Android e iOS);
- Depois, informe seu CPF e a senha do gov.br. Caso não tenha uma conta, será preciso criar uma nova com seus dados pessoais;
- Após entrar, clique em Benefícios;
- Em seguida, vá na opção do abono Salarial;
- Por fim, é só consultar se você terá o dinheiro e quando ele será repassado.
O site do Banco do Brasil também possui a opção de consulta, mas exclusiva para quem tem Pasep.