Após uma nova análise, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) afirmou que o auxílio-doença será pago a novas pessoas. Os repasses fazem parte de um lote acordado com o Ministério Público. Sendo assim, confira as datas de pagamento da revisão do auxílio-doença e quem receberá.
O auxílio-doença é um benefício pago a quem comprovar, mediante perícia médica, que está temporariamente incapaz de exercer atividades laborais (trabalhar). O motivo pode ser uma doença grave ou um acidente.
Revisão do auxílio-doença: lote de pagamentos
O novo lote de pagamentos do auxílio-doença faz parte de um acordo feito em 2012 entre o Ministério Público e o INSS. Denominado de “Revisão de Benefício – artigo 29”, a resolução determina que o instituto faça os repasses restantes que não foram feitos anos atrás.
No caso, cerca de 11 mil pessoas, que receberam o auxílio-doença entre 2002 e 2009, não obtiveram o dinheiro de forma correta, faltando recursos. Assim, os valores serão corrigidos e repassados.
É estimado que os pagamentos ocorram entre os dias 01 e 07 de maio de 2022. Este é o último lote do artigo 29 e será destinado a quem estiver em situação de incapacidade. Ou seja, outras pessoas que fazem parte do acordo já receberam o dinheiro e não ganharão novos valores na rodada de repasses. O valor mínimo será de R$ 6.000,01.
Auxílio-doença do INSS: consulta
Os valores dos pagamentos do auxílio-doença ainda não foram liberados para os beneficiários, mas deverá sair no mês de abril, segundo o governo federal. O INSS está processando os dados para fazer o repasse de forma adequada aos beneficiários.
Mesmo assim, já é possível afirmar que as plataformas oficiais do INSS serão as responsáveis por informar se a pessoa receberá ou não o dinheiro. A consulta poderá ser realizada por meio do telefone 135 (funcionamento de segunda a sábado, das 7h às 22h), pelo aplicativo Meu INSS (Android e iOS) ou pelo site Meu INSS.