Benefícios Sociais

CadÚnico: saiba quando é necessário atualizar a sua inscrição

Sistema prevê atualização cadastral a cada dois anos, mas também diante de qualquer alteração no quadro familiar, como situação de renda e moradia.

Por

O Cadastro Único para Programas Sociais, conhecido popularmente como CadÚnico, é a ferramenta para coleta de dados e informações de identificação das famílias brasileiras de baixa renda. Criado pelo Governo Federal, o CadÚnico é gerido pelas prefeituras, sendo gratuito e contínuo.

Através desse instrumento, é possível incluí-las em programas de assistência social, distribuição de renda e fomento econômico. No geral, cada iniciativa apresenta requisitos específicos, mas para todos é fundamental que o cadastro dos requerentes esteja atualizado.

Como se cadastrar no CadÚnico?

Leia também

Em primeiro lugar, o Cadastro Único não é feito pela internet, portanto, é preciso buscar pelo responsável na sua cidade, tanto pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) quanto diretamente pela Prefeitura da sua região.

É preciso que o Responsável Familiar apresente o CPF ou Título de Eleitor para registro da representação no sistema. Ademais, deve-se levar o documento de identificação civil de cada pessoa da família, sendo válido os seguintes documentos:

  1. Certidão de Nascimento;
  2. CPF;
  3. Certidão de Casamento;
  4. Carteira de Identidade;
  5. Carteira de Trabalho;
  6. Título de Eleitor.

Para se inscrever no programa, é necessário seguir os requisitos:

  • Possuir renda mensal per capita de até meio salário mínimo;
  • Possuir renda mensal familiar total de até três salários mínimos;
  • Possuir renda acima dos valores anteriores, mas estar vinculado a algum programa ou benefício que utilize o CadÚnico para as concessões;
  • Pessoas em situação de rua, tanto o indivíduo sozinho quanto a família em situação de rua;
  • Caso você precise fazer seu cadastro para receber um serviço que exija o número de matrícula no CadÚnico.

Com o registro feito, é possível acessar as informações digitalmente, tanto pelo site do CadÚnico quanto pelo aplicativo Meu CadÚnico, disponível para Android e iOS. Para fazer login, basta inserir o CPF e senha cadastrados no sistema do gov.br.

Quando preciso atualizar minha inscrição no CadÚnico?

Simples, é necessário atualizar o Cadastro Único sempre que houver alguma mudança na família, ou a cada dois anos, para manter as informações em dia no sistema e não correr riscos.

Logo, se alguém na família nasceu ou morreu, se houve mudança de endereço, na renda familiar per capita ou alterações de outra natureza, é fundamental retornar ao CRAS ou à Prefeitura com os documentos.

No caso de dúvidas ou necessidade de suporte, é possível acessar a Ouvidoria do Ministério da Cidadania ou ligar no telefone 121 da Central de Relacionamento do Ministério da Cidadania. Nesse caso, a ligação é gratuita e pode ser realizada por telefone fixo ou celular.

Para os usuários que preferem o atendimento personalizado, ou não têm acesso à internet, basta ligar na Central de Atendimento da Caixa, responsável pelo repasse dos benefícios do CadÚnico, pelo número 0800 7070 2003, ou então buscar a agência mais próxima.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você está de acordo com a nossa política de privacidade