O abono PIS/Pasep começou a fazer pagamentos no mês de fevereiro e retomou os repasses em março. No entanto, existem trabalhadores que ainda possuem dúvidas sobre o benefício. Confira se quem trabalhou no ano de 2021 poderá receber neste ano.
Vale lembrar que o benefício pode pagar até um salário mínimo (R$ 1.212) para quem cumprir todos os requisitos. A Caixa Econômica Federal é a responsável por fazer os repasses do PIS e o Banco do Brasil é quem paga o Pasep.
Quem trabalhou em 2021 receberá este ano?
De acordo com as regras do abono PIS/Pasep de 2022, somente quem trabalhou no ano-base de 2020 que receberá o dinheiro. Portanto, ter tido algum emprego formal em 2021 não proporciona os valores.
Por outro lado, o Ministério do Trabalho e Previdência anunciou a inclusão de mais beneficiários. Um reprocessamento foi feito pela Dataprev após a identificação de que 1,9 milhão de pessoas estavam com os dados incorretos na Rais.
Após fazer a revisão, ficou constatado que, do total, mais 1,67 milhão de trabalhadores possuem direito ao abono PIS/Pasep em 2022. Essas pessoas serão inclusas nos pagamentos desse ano. Os repasses desse grupo funcionarão da seguinte maneira:
- Quem receberia em fevereiro ganhará o dinheiro no dia 29 de março
- Quem receberia em março obterá o recurso no dia 31 de março de 2022.
A consulta pode ser feita por meio do aplicativo da Carteira de Trabalho (Android e iOS).
Quem recebe o abono PIS/Pasep
De acordo com as regras atuais, o pagamento do abono PIS/Pasep é feito por quem tem um emprego formal na iniciativa privada ou no setor público e que cumpra as regras abaixo:
- Ter trabalhado por ao menos 30 dias no ano-base de 2020;
- Estar inscrito na Rais ou no eSocial;
- Ser registrado no PIS ou no Pasep há, no mínimo, cinco anos;
- Ganhar, em média, dois salários mínimos.