Auxílio Brasil pode ter aumento temporário no valor? Entenda

Conflito na Ucrânia impulsiona a inflação. Auxílio Brasil pode ter reajuste para compensar elevação dos preços no país.

De acordo com a agência de notícias Reuters, o governo federal estaria avaliando a possibilidade de aumentar os valores do Auxílio Brasil de forma temporária. O impacto econômico decorrente do conflito na Ucrânia é o principal motivo.

continua depois da publicidade

Atualmente, o Auxílio Brasil realiza pagamentos de R$ 400 aos seus beneficiários. Os repasses são depositados em contas sociais digitais e podem ser movimentados pelo aplicativo Caixa Tem (Android e iOS) ou sacado via cartão cidadão. O pagamento de março está previsto para começar nesta sexta-feira, dia 18/03.

Auxílio Brasil: aumento temporário

Leia também

Desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, sanções econômicas foram impostas aos russos pelos Estados Unidos, União Europeia e outras nações. No entanto, grande parte dos combustíveis fósseis consumidos no mundo e de outros produtos, como fertilizantes, têm como origem a Rússia.

Assim, o preço do barril do petróleo no mercado internacional disparou, pois há uma oferta menor. Com isso, recentemente, a Petrobras anunciou um aumento do preço dos combustíveis. Só a gasolina subiu mais de 18%.

continua depois da publicidade

O diesel e o gás também sofreram reajustes. O valor dos combustíveis afeta a inflação e o preço de outros produtos como os alimentos, afinal é necessário que haja um transporte das fazendas até os supermercados.

Preocupado com a situação, o Ministério da Economia vem estudando os impactos do aumento dos preços nas pessoas mais pobres, entre elas os beneficiários do Auxílio Brasil. Um reajuste nos valores fixos do benefício é considerado.

Ainda não há uma ideia sobre como seria feito o aumento, pois é necessário autorização do Congresso. A maior probabilidade seria declarar situação de calamidade. Aparentemente, também não existe um estudo sobre qual o valor a ser acrescentado.

O Ministério da Economia, ao que tudo indica, acredita que essa seria uma situação emergencial e temporária, mas que outras medidas estão sendo colocadas como prioridade para diminuir os impactos do conflito.

continua depois da publicidade

Outro ponto a ser destacado é que não há uma previsão segura sobre quando a guerra terminará. O conflito pode ser encerrado em questão de dias ou se arrastar por meses ou anos. Por isso, estratégias a curto e longo prazo estão sendo elaboradas.

Leia também

Concursos em sua
cidade