O Auxílio Brasil começou a fazer os pagamentos no final do ano de 2021. Desde então, os beneficiários vêm recebendo o dinheiro mensalmente. Além disso, o governo federal instituiu que o Auxílio Brasil pagaria benefícios adicionais com parcelas de até R$ 300.
Lembrando que os pagamentos do Auxílio Brasil seguem o dígito final do Número de Identificação Social (NIS). Os repasses são realizados por meio de contas sociais digitais abetas gratuitamente pela Caixa Econômica Federal. O dinheiro pode ser movimentado inicialmente pelo Caixa Tem (Android e iOS).
Auxílio Brasil: benefícios extras
De acordo com a lei que determinou a criação e as regras do Auxílio Brasil, nove benefícios estão previstos para serem pagos. No entanto, o governo ainda não começou a pagar todos os repasses.
Os pagamentos foram divididos entre Núcleo Básico e demais benefícios. Confira:
Núcleo Básico do Auxílio Brasil
- Benefício Primeira Infância: pagamentos para famílias que possuam crianças entre zero e 36 meses incompletos;
- Benefício Composição Familiar: dinheiro para famílias com pessoas até 21 anos, desde que elas estejam matriculadas em instituições de ensino e que encerrem algum ciclo (fundamental, médio ou superior);
- Benefício de Superação da Extrema Pobreza: dinheiro complementar para que as famílias não fiquem em situação de extrema pobreza, mesmo recebendo o Auxílio Brasil.
Auxílio Brasil: outros benefícios previstos
- Bolsa de Iniciação Científica Júnior: dinheiro para membros da família que se destaquem em competições escolares científicas do governo. 12 parcelas mensais serão pagas aos estudantes;
- Auxílio Esporte Escolar: famílias com estudantes (entre 12 e 17 anos) que consigam se destacar em competições esportivas. Os eventos devem ser reconhecidos oficialmente pelo governo;
- Auxílio Criança Cidadã: até R$ 300 para famílias que não encontraram vagas em creches conveniadas ou públicas. Os filhos precisam ter até 48 meses. O recurso é repassado diretamente à instituição;
- Auxílio Inclusão Produtiva Rural: recursos para gastos em produção rural, sendo que ainda haverá capacitação técnica;
- Auxílio Inclusão Produtiva Urbana: dinheiro pago como incentivo para que a pessoa consiga um trabalho com carteira assinada.
- Benefício Compensatório de Transição: se a pessoa estivesse recebendo o Bolsa Família e, após a transição para o Auxílio Brasil, o valor do repasse diminuiu, haverá um pagamento complementar.