Quem tem direito ao novo cartão do Auxílio Brasil para saques?

Novas 4 milhões de famílias foram incluídas no Auxílio Brasil. Veja quem tem direito ao novo cartão do benefício e saiba como funciona.

Os pagamentos correspondentes ao Auxílio Brasil, substituto do Bolsa Família, começaram a ser liberados no mês de novembro de 2021, para 14,5 milhões de famílias. Atualmente, mais de quatro milhões de famílias foram adicionadas aos pagamentos, subindo para mais de 18 milhões de beneficiados. A seguir, veja quem tem direito ao novo cartão do Auxílio Brasil.

continua depois da publicidade

De acordo com informações do governo federal, as 14,5 milhões de famílias que eram beneficiadas pelo Bolsa Família poderão continuar usando o cartão do antigo programa para retirada do dinheiro. Dessa forma, os novos incluídos no programa devem receber o novo cartão do benefício.

Cartão do Auxílio Brasil: como receber?

Leia também

O programa social transfere um valor médio de R$ 400 para as famílias beneficiadas. Neste momento, apenas os novos incluídos no programa receberão o cartão do Auxílio Brasil. O envio será realizado pela Caixa Econômica Federal por meio dos Correios. Os demais beneficiários vão poder continuar usando o cartão do extinto Bolsa Família.

É importante salientar que o dinheiro pode ser movimentado por meio da poupança social digital no aplicativo Caixa Tem. Os brasileiros que recebem o benefício também podem usar o cartão social, disponível para todos aqueles que têm acesso aos benefícios sociais e trabalhistas, para fazer saques da poupança digital.

continua depois da publicidade

Como fazer saque do Auxílio Brasil sem cartão?

Os beneficiários que precisam realizar o saque do benefício e, por alguma razão, não tem o cartão físico, podem fazer o seguinte passo a passo:

  1. Acesse o aplicativo Caixa Tem e clique na opção “entrar”;
  2. Selecione o “saque sem cartão”;
  3. Depois, clique em “gerar código para saque”;
  4. Informe a sua senha do Caixa Tem e selecione o botão à direita para prosseguir;
  5. Por fim, informe junto ao caixa eletrônico ou lotérica onde deseja realizar o saque o código numérico que aparecerá na tela do celular.

É importante destacar que o código terá validade por uma hora e, por essa razão, é preciso gerar apenas quando estiver próximo à localidade onde vai realizar o saque do valor.

continua depois da publicidade

A parcela possui validade pelo período de 120 dias para os saques. Os valores depositados que não forem movimentados ou sacados no prazo estabelecido retornarão ao programa do governo.

Leia também

Concursos em sua
cidade