A segunda rodada de pagamentos do Auxílio Gás já foi realizada. Dessa forma, cresce a expectativa para os próximos meses e a possível inclusão de novos beneficiários.
Como o pagamento do benefício é realizado a cada dois meses, o próximo está programado para ser transferido em abril. Dessa forma, haveria tempo hábil para que mais pessoas sejam incluídas no Auxílio Gás.
O programa paga a metade correspondente ao valor da média nacional do preço do botijão de gás de cozinha de 13 kg. A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) é a entidade responsável por indicar o valor médio.
Auxílio Gás: programa será ampliado?
O governo federal ainda não confirmou a ampliação do Auxílio Gás em razão da ausência de verbas, mas existe uma proposta tramitando no Congresso que prevê a extensão do benefício para mais 6 milhões de beneficiários.
O texto foi incluído pelo senador Jean Paul Prates (PT-RN) junto aos relatórios dos projetos que discutem o preço dos combustíveis no país. Sendo assim, caso textos sejam aprovados, é possível que o benefício seja ampliado para mais brasileiros.
Por enquanto, as votações sobre o tema permanecem adiadas na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Enquanto a votação não acontecer, o Auxílio Gás permanece sendo pago para cerca de 5 milhões de beneficiários.
Auxílio Gás: inscrição é realizada de forma automática
A inscrição no Auxílio Gás é automática, mas o interessado deve ser registrado no Cadastro Único e é necessário que cumpra ao menos um dos requisitos abaixo:
- Famílias que possuam renda de até meio salário mínimo por pessoa;
- Famílias que possuam, em sua composição, alguém que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC);
- Mulheres que são chefes de família.
Os valores correspondentes ao Auxílio Gás podem ser movimentados por meio do aplicativo Caixa Tem (Android e iOS) ou deve ser sacado via cartão cidadão.