Após a divulgação que haveria valores a receber, realizada pelo Banco Central, milhões de brasileiros foram atrás para verificar se tinham direito aos valores. Muitos não tiveram resposta positiva. Por isso, confira como encontrar mais dinheiro esquecido.
Dentre as possibilidades estão valores junto ao PIS/Pasep e FGTS. É importante destacar que o dinheiro só estará disponível para as pessoas que cumprirem os requisitos estabelecidos pelo governo.
Veja onde pode encontrar “dinheiro esquecido”
Cotas do PIS/Pasep
Os valores correspondentes às cotas são destinados para pessoas que trabalharam com carteira assinada entre os anos de 1971 e 1988. Estima-se que R$ 23 bilhões estão parados nas cotas do PIS/Pasep, sendo que cerca de 10,5 milhões de pessoas têm direito ao dinheiro.
É importante lembrar que, caso o proprietário tenha falecido, o herdeiro legal poderá acessar os valores.
A consulta das cotas do PIS/Pasep pode ser realizada por meio do aplicativo do FGTS (Android e iOS). O dinheiro pode ser acessado até 2025 e, caso não seja, o recurso voltará aos cofres da União.
Abono atrasado do PIS/Pasep
Além das cotas, ainda existe o abono PIS/Pasep, referente ao ano-base de 2019. Os trabalhadores que não acessaram os valores terão uma nova oportunidade para receber o dinheiro.
O Ministério do Trabalho e Previdência divulgou que a solicitação do abono atrasado poderá ser realizada até o dia 31 de março de 2022.
Para pedir o abono do PIS/Pasep atrasado, o trabalhador deve seguir os seguintes passos:
- Compareça a uma Superintendência do Ministério do Trabalho e apresente um documento oficial com foto;
- Depois, solicite recurso administrativo para requerer o pagamento;
- O funcionário que o atender será responsável por criar a solicitação e enviar ao banco que vai realizar o pagamento;
- Por fim, o banco deverá liberar o dinheiro no prazo estabelecido pelo governo.
FGTS: saque-aniversário
Muitos trabalhadores só se atentam para o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) quando são demitidos sem justa causa ou quando vão comprar a casa própria. Contudo, o FGTS dispõe de outras formas de saque do dinheiro, dentre elas o saque-aniversário.
A vantagem dessa modalidade é que o indivíduo pode realizar o saque do dinheiro anualmente de sua conta sem precisar pagar taxas. Para isso, o trabalhador deverá aderir à modalidade por meio do aplicativo do FGTS (Android e iOS). Os repasses ocorrem sempre no mês do aniversário do trabalhador.
Em 2022, já foram liberados os recursos para quem nasceu em janeiro, fevereiro ou março.