No momento, o governo federal está pagando o abono PIS/Pasep do ano-base de 2020. No entanto, existem trabalhadores que não sacaram o dinheiro do ano-base 2019. Assim, uma nova chance foi dada. Veja como sacar o abono PIS/Pasep atrasado.
O Ministério do Trabalho e Previdência informou que cerca de 320 mil trabalhadores não sacaram o dinheiro em 2020, quando foi liberado. Assim, o dinheiro voltou para as contas do PIS/Pasep. Ao fazer os pagamentos o governo injeta mais recursos na economia. Por isso, a segunda chance de saque foi criada.
Abono PIS/Pasep atrasado: prazo para pedir
O governo federal estabeleceu um prazo para solicitar o abono atrasado do PIS/Pasep. Os trabalhadores poderão pedir o dinheiro a partir do dia 31 de março de 2022, quando os pagamentos regulares chegam ao fim. Anteriormente a data era 08 de fevereiro, mas decidiu-se pelo adiamento.
Estima-se que cerca de R$ 208,5 milhões poderão ser sacados pelos trabalhadores. Para consultar se possui o direito de receber o abono atrasado do PIS/Pasep é possível ligar para o telefone 158 (Alô Trabalhador) e informar os dados. Além disso, existe a opção da consulta online, pelo aplicativo da Carteira de Trabalho (Android e iOS).
Como sacar o abono atrasado do PIS/Pasep
Como o PIS/Pasep é atrasado, o trabalhador precisa fazer o pedido de forma presencial, em qualquer uma das Superintendências do Ministério do Trabalho. Veja como fazer o pedido:
- Na Superintendência, apresente seu documento oficial com foto;
- Informe que você deseja entrar com um recurso administrativo para obter o abono atrasado;
- O servidor verificará se você tem direito de receber;
- Depois disso, enviará uma solicitação ao Banco do Brasil (Pasep) ou à Caixa (PIS);
- O dinheiro será liberado dentro de um prazo estabelecido pelas regras do abono.
Por fim, basta sacar o dinheiro na Caixa ou no BB.