Confira 4 benefícios sociais que desempregados podem receber

Desempregados podem contar com ao menos 4 benefícios relacionados ao governo federal. Confira os demais requisitos.

No momento, milhões de brasileiros estão desempregados por conta da crise econômica decorrente da pandemia. Para esse grupo de pessoas, um dinheiro extra ou um programa social é fundamental. Confira, em nossa matéria, 4 benefícios sociais que desempregados podem ter.

continua depois da publicidade

Vale lembrar que o IBGE considera desempregado a pessoa que não exerce nenhum tipo de atividade remunerada e que esteja procurando por emprego. Pessoas que estão estudando, são donos (as) de casa ou que possuem seu próprio negócio também não entram na lista.

Benefícios para desempregados

Leia também

Os benefícios para desempregados costumam estar atrelados ao CadÚnico ou ao PIS/Pasep. O registro no PIS/Pasep pode ser feito no aplicativo da Carteira de Trabalho (Android e iOS) e o do CadÚnico deve ser realizado no CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) do seu município.

Portanto, é preciso que a pessoa esteja inscrita em um dos dois para receber os benefícios detalhados abaixo:

continua depois da publicidade

Seguro-desemprego: como pedir

Como o próprio nome diz, o seguro-desemprego é um benefício voltado a quem está desempregado. No entanto, para receber o dinheiro é preciso que a pessoa tenha sido demitida sem justa causa de um emprego com carteira assinada. Além disso, existem requisitos a serem cumpridos:

  • Ter trabalhado por ao menos 12 meses (primeira solicitação), 9 meses (segundo pedido) ou seis meses (terceiro pedido em diante);
  • Não receber qualquer benefício relacionada à Previdência (exceções: abono de permanência em serviço, auxílio-acidente e auxílio suplementar).
  • Não ter outra fonte de renda.

O seguro-desemprego está atrelado ao PIS/Pasep. É possível pedir o seguro-desemprego por meio do aplicativo Carteira de Trabalho Digital (Android e iOS).

Tarifa Social de Energia Elétrica: quem recebe

A Tarifa Social de Energia Elétrica oferece descontos na conta de luz para as pessoas que estão inscritas no CadÚnico e que fazem parte de um dos grupos abaixo:

continua depois da publicidade
  • Estar em família com renda de até meio salário mínimo por pessoa;
  • Ter algum membro na família que possua alguma doença dentro do que está previsto em lei;
  • Fazer parte de família que tenha alguém que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

O registro na Tarifa Social é automático.

Auxílio Brasil: como se inscrever

O Auxílio Brasil é repassado para inscritos no CadÚnico que estejam em situação de pobreza ou de extrema pobreza. Para isso, o Ministério da Cidadania faz uma pesquisa sobre a renda da pessoa. Caso ela passe, é registrada automaticamente no Auxílio Brasil.

O dinheiro pode ser movimentado inicialmente no aplicativo Caixa Tem ou sacado nas Lotéricas ou em uma unidade da Caixa. O benefício paga, no mínimo, R$ 400 por beneficiário.

continua depois da publicidade

Auxílio Gás: quem recebe

Um dos mais ovos benefícios criados é o Auxílio Gás. Ele exige apenas que a pessoas seja registrada no CadÚnico e que cumpra um dos fatores abaixo:

  • Ser mulher chefe de família;
  • Família com renda de até meio salário mínimo per capita;
  • Ter na família alguém que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

O registro é automático, sendo que os pagamentos ocorrem a cada dois meses. O governo paga 50% da média nacional do valor do botijão de gás de cozinha de 13kg.

Leia também

Concursos em sua
cidade