Abono PIS/Pasep: revisão da Dataprev pode incluir 1,9 milhão de pessoas

Pagamentos do abono PIS/Pasep ainda podem incluir mais trabalhadores após análise da Dataprev.

O abono PIS/Pasep está sendo pago pelo governo federal para milhões de brasileiros. No entanto, cerca de 1,9 milhão de pessoas ainda podem ser incluídas após análise da Dataprev. Entenda a revisão do abono do PIS/Pasep e como saber se você poderá ser incluído.

continua depois da publicidade

O abono PIS/Pasep paga até um salário mínimo (R$ 1.212) aos trabalhadores que exerceram atividades profissionais no ano-base determinado pelo governo. Em 2022, os pagamentos são referentes ao ano-base de 2020, pois houve um atraso por conta de falta de recursos.

Revisão do PIS/Pasep

Leia também

A revisão do abono PIS/Pasep será feita pela Dataprev e levará em conta os dados da Rais (Relação Anual de Informações Sociais) repassados pelas empresas. Da revisão de 55 milhões de inscrições, cerca de 1,9 milhão estavam com dados incompletos ou incorretos, o que necessitou uma nova apuração.

O montante representa cerca de 3,5% dos inscritos. Como o processamento extra não terminou, o governo federal informou que irá liberar a consulta do novo grupo a partir do dia 16 de março de 2022.

continua depois da publicidade

Sendo assim, será necessário acessar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (Android e iOS) e verificar se você foi ou não incluído na revisão. Ainda não foram dadas informações sobre um novo calendário para as pessoas que forem aprovadas após a revisão da Dataprev.

Quem recebe o abono PIS/Pasep

O abono PIS/Pasep é pago aos trabalhadores formais da iniciativa privada e do setor público. Em 2022, o dinheiro está sendo repassado para quem trabalhou por ao menos 30 dias no ano-base de 2020 e que cumpra os requisitos abaixo:

  • Ser registrado na Rais (Relação Anual de Informações Sociais) ou no eSocial;
  • Fazer parte do PIS ou do Pasep há ao menos cinco anos;
  • Receber, em média, até dois salários mínimos.

O PIS é pago pela Caixa Econômica Federal aos trabalhadores da iniciativa privada. Já o Pasep é de responsabilidade do Banco do Brasil, sendo depositado aos servidores públicos.

continua depois da publicidade
Leia também

Concursos em sua
cidade