Milhões de brasileiros estão inscritos no CadÚnico. No entanto, existem pessoas que possuem direito a fazer parte do registro e que não sabem como proceder. Saiba, em nossa matéria, o que é necessário para fazer a inscrição no Cadastro Único.
Vale lembrar que o CadÚnico é um banco de dados do governo federal que permite que os beneficiários sejam alocados em diversos programas sociais.
A distribuição ocorre conforme a situação socioeconômica do inscrito, além de outros critérios. Entre os programas que fazem parte do CadÚnico, estão: Auxílio Brasil, Tarifa Social de Energia Elétrica, Auxílio Gás e Casa Verde e Amarela.
O que é necessário para fazer inscrição no CadÚnico
Para fazer a inscrição no CadÚnico, é necessário que a pessoa cumpra os requisitos mínimos indicados pelo governo federal. É preciso se enquadrar em um dos casos abaixo:
- Ser integrante de família com renda de até meio salário mínimo por pessoa (R$ 606);
- Fazer parte de família com renda mensal total de até três salários mínimos (R$ 3.636);
- Pessoa que faça parte de família com renda superior aos três salários mínimos, mas que cumpra os requisitos previstos em lei.
Caso a pessoa cumpra os requisitos, é preciso que ela faça seu registro. Para isso, vá até o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do seu município. O interessado deve estar com o CPF ou Título de Eleitor em mãos. Também é obrigatório apresentar os documentos das pessoas com quem mora junto. Veja quais são aceitos:
- Certidão de Nascimento;
- Certidão de Casamento;
- Carteira de Trabalho;
- Título de Eleitor;
- Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI).
Como fazer a consulta do CadÚnico
Se você já for registrado no CadÚnico, é possível consultar sua situação de forma online. O interessado pode acessar o site do CadÚnico ou utilizar o aplicativo Meu CadÚnico (disponível para Android ou iOS). Em ambos os casos, é preciso que a pessoa tenha conta no gov.br.
Quem não tem acesso à internet pode ligar para a Central de Atendimento da Caixa, banco responsável por fazer a maioria dos repasses dos programas atrelados ao CadÚnico. Ligue para o número 0800 707 2003 e informe seus dados pessoais.