O Valores a Receber do Banco Central fez com que milhões de pessoas procurassem dinheiro em contas de bancos que foram fechadas. Mas existem outros recursos que podem ser obtidos e que muitos brasileiros não sabem. Veja como obter o “dinheiro esquecido” do PIS/Pasep e FGTS.
Vale lembrar que o dinheiro, em ambos os casos, só está disponível para as pessoas que cumprirem os requisitos estabelecidos pelo governo. Veja cada um deles a seguir:
Cotas esquecidas do PIS/Pasep
O PIS/Pasep não paga somente o abono salarial. O programa é responsável por alocar dinheiro no seguro-desemprego e outros benefícios. Parte dos recursos são direcionados às cotas do PIS/Pasep.
Os valores são para pessoas que trabalharam com carteira assinada entre os anos de 1971 e 1988. Estima-se que R$ 23 bilhões estão parados nas cotas do PIS/Pasep, sendo que aproximadamente 10,5 milhões de pessoas têm direito ao dinheiro. Caso o proprietário tenha falecido, o herdeiro legal pode obter o dinheiro.
A consulta das cotas do PIS/Pasep pode ser feita por meio do aplicativo do FGTS (Android e iOS). O dinheiro pode ser sacado até 2025. Caso não seja, o recurso irá para os cofres da União.
FGTS: saque-aniversário
Muitos trabalhadores só lembram da existência do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) quando são demitidos sem justa causa ou quando vão comprar a casa própria. No entanto, o FGTS oferece outras formas de saque do dinheiro, sendo uma delas o saque-aniversário.
A vantagem dessa modalidade é que o indivíduo pode sacar o dinheiro anualmente de sua conta e sem precisar pagar taxas. Para isso, basta aderir à modalidade por meio do aplicativo do FGTS (Android e iOS). Os repasses ocorrem sempre no mês do aniversário da pessoa.
Em 2022, já foram liberados os recursos para quem nasceu em janeiro ou fevereiro.