O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço possui a modalidade de saque que garante acesso aos valores do fundo de forma anual. Quem optar pelo saque-aniversário, que faz repasses no mês de nascimento do trabalhador, já pode conferir calendário FGTS em 2022.
Dessa forma, qualquer trabalhador que tenha a uma conta no FGTS e que possua saldo pode aderir à modalidade. Os repasses são feitos por meio da Caixa Econômica Federal.
Quem pode fazer o saque do FGTS em 2022?
Quem nasceu nos meses de janeiro e fevereiro, desde que já tinha aderido ao saque-aniversário anteriormente, já pode realizar o saque. Aqueles que nasceram em janeiro terão até o 31 de março para sacar. No entanto, nascidos em fevereiro possuem o prazo maior, que segue até 30 de abril.
Caso a pessoa tenha nascido em um desses meses e não tenha se registrado, o saque só será realizado a partir do ano que vem, desde que ela se inscreva na modalidade de saque-aniversário.
Para os nascidos nos demais meses, de março a dezembro, ainda dá tempo de fazer registro no saque-aniversário e receber o dinheiro ainda em 2022. É possível realizar o pedido por meio do aplicativo do FGTS (disponível para Android ou iOS).
Calendário FGTS
Como informamos inicialmente, os nascidos nos meses de janeiro e fevereiro já podem sacar o dinheiro. Para as demais pessoas, os prazos são os seguintes:
- Nascimento em março: a partir de 02 de março de 2022;
- Nascimento em abril: a partir de 01 de abril de 2022;
- Nascimento em maio: a partir de 02 de maio de 2022;
- Nascimento em junho: a partir de 01 de junho de 2022;
- Nascimento em julho: a partir de 01 de julho de 2022;
- Nascimento em agosto: a partir de 01 de agosto de 2022;
- Nascimento em setembro: a partir de 01 de setembro de 2022;
- Nascimento em outubro: a partir de 03 de outubro de 2022;
- Nascimento em novembro: a partir de 01 de novembro de 2022;
- Nascimento em dezembro: a partir de 01 de dezembro de 2022.
Para realizar o saque, há um prazo de 90 dias a partir da data da liberação dos valores. Caso o valor não seja retirado, o dinheiro voltará para a conta e só fica disponível no ano seguinte.