No próximo mês de maio, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai pagar a última rodada da revisão de benefícios. O novo lote deve contemplar 10.941 pessoas que receberam valores errados entre os anos de 2002 e 2009. Isso porque o instituto não descartou 20% das menores contribuições, como dizia a lei, ao calcular as quantias.
Então, o Ministério Público Federal e o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (Sindnap) entraram com Ação Civil Pública contra o órgão. O resultado foi a distribuição dos valores retroativos ao longo dos anos. A primeira transferência aconteceu em 2013.
Quem terá a revisão de benefícios do INSS
Os pagamentos são de aposentadoria por invalidez, auxílio-acidente, auxílio-doença e pensão por morte. De acordo com as regras, a revisão de benefícios do INSS será paga em 2022 para quem se encaixava em alguma das situações no dia 17 de abril de 2012:
- Tinha até 45 anos de idade;
- Teve o benefício terminado;
- Teve erro no cálculo do pagamento;
- Tinha valores atrasados de até R$ 6 mil.
Revisão de benefícios do INSS: como consultar
Os interessados em saber se terão direito ao último repasse da revisão de benefícios do INSS devem verificar pelo site ou aplicativo do órgão. De acordo com o Instituto, é a partir do fim de abril que “o processamento desses pagamentos deve ser concluído”. Sendo assim, a consulta só poderá ser feita a partir dessa data.
Quando o procedimento for liberado, siga o passo a passo abaixo:
- Acesse o portal Meu INSS;
- Faça o login com CPF e senha conforme cadastro no Gov.BR. Quem ainda não tem conta pode criar uma na mesma hora gratuitamente;
- Vá na barra superior “Do que você precisa?” e digite “revisão”;
- Selecione “Revisão de Benefício – Artigo 29”;
- Clique em “Consultar Revisão de Benefício – Art.29°”.
Depois disso você verá uma mensagem dizendo se você está entre os beneficiados. Caso não esteja, o texto dirá que a “consulta à Revisão Artigo 29 não retornou dados para o cidadão”. Também será possível verificar o benefício ligando pra Central de Atendimento pelo telefone 135.