O governo federal segue fazendo os repasses do abono PIS/Pasep aos trabalhadores que estão inscritos em um dos dois programas. Nesta semana, 4 saques serão liberados, conforme determina o calendário do PIS/Pasep. Veja quem receberá.
Em 2022, os pagamentos do abono PIS/Pasep são relativos ao ano-base de 2020. Houve um atraso por parte do governo federal, pois os repasses deveriam ocorrer no ano passado. A justificativa foi a falta de recursos. Parte das verbas foram para programas relacionados à pandemia.
Pagamentos PIS/Pasep dessa semana
De acordo com o calendário do PIS/Pasep liberado pelo governo federal, quatro saques estarão disponíveis para os trabalhadores. Dois são para o PIS e dois para o Pasep:
Pagamentos do abono PIS
Os repasses do PIS seguem a data de nascimento do trabalhador e são feitos pela Caixa Econômica Federal:
- Nascidos em março (PIS): 15 de fevereiro de 2022;
- Nascidos em abril (PIS): 17 de fevereiro de 2022.
Quem nasceu em janeiro e fevereiro já teve o dinheiro liberado anteriormente.
Pagamentos do abono Pasep
O Pasep é pago conforme o dígito final do número de inscrição do Pasep, sendo depositado pelo Banco do Brasil. Confira quem receberá o dinheiro:
- Final da inscrição 0 ou 1 (Pasep): 15 de fevereiro de 2022;
- Final da inscrição 2 ou 3 (Pasep): 17 de fevereiro de 2022.
Quem pode receber o PIS/Pasep
Além de ter trabalhado formalmente por ao menos 30 dias no ano-base de 2020, para obter o abono PIS/Pasep é necessário cumprir as regras abaixo:
- Ser registrado no PIS ou no Pasep há ao menos cinco anos;
- Receber, em média, até dois salários mínimos;
- Ser inscrito na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) ou no eSocial.
Os pagamentos do PIS são para os trabalhadores da iniciativa privada, já os depósitos do Pasep são para quem é servidor público.