Neste ano, trabalhadores com contas no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) poderão realizar retiradas especiais. De acordo com a Caixa Econômica Federal (CEF), será possível fazer até 5 saques do FGTS na modalidade aniversário. A liberação desses valores será uma forma de empréstimo, tendo o saldo do Fundo como garantia.
Quem pode fazer os 5 saques do FGTS?
O banco definiu uma série de condições especiais para a disponibilização desse serviço. Para estar apto da solicitar os 5 saques do FGTS é necessário:
- Ter 18 anos ou mais;
- Possuir conta corrente ou poupança na Caixa (não pode ser a Poupança Social Digital nem a Poupança CAIXA Fácil);
- Ser optante do saque-aniversário e autorizar o banco a consultar seu saldo do Fundo;
- Ter saldo suficiente para antecipar os valores;
- Estar com o CPF em situação regular na Receita Federal;
- Estar em dia com a Caixa ou fazer uso do recurso do crédito para quitação da dívida.
Condições para a antecipação do saque-aniversário
Até agora, a Caixa permitia que os trabalhadores fizessem a retirada antecipada de até três anos. Segundo a instituição, cerca de 15 milhões já foram sacados, sendo que 2,3 milhões de pessoas fizeram as solicitações. O novo serviço com 5 saques do FGTS está previsto para ser implementado na segunda quinzena desse mês de fevereiro.
As condições do programa são:
- O menor valor que pode ser pedido é de R$ 500;
- Para quantias maiores, cada parcela precisa ser de R$ 300 ou mais;
- A data do último saque não pode passar de 999 dias da contratação.
O empréstimo é disponibilizado no dia seguinte após o contrato ser fechado e conta com uma taxa de juros de 1,49% ao mês. Lembrando que a solicitação só pode ser feita por quem já optou pela modalidade de aniversário. O pedido dos 5 saques do FGTS deve ser feito por meio do aplicativo Caixa Tem.