Quem recebe benefícios do INSS pode consultar todos os detalhes dos pagamentos e tirar dúvidas pelo CPF. É possível verificar valores, número de parcelas, etapas do processo de concessão e portabilidade pela internet ou por telefone de forma gratuita. Sendo assim, o trabalhador não precisa se deslocar para obter informações.
A responsável pelos pagamentos dos benefícios é a Caixa Econômica Federal e é por meio de um de seus aplicativos que os segurados podem ver sua situação. Os interessados em consultar o INSS pela plataforma digital devem:
- Baixar o app Caixa Trabalhador (Android e iOS);
- Clicar em criar uma nova conta;
- Informar o CPF, nome, data de nascimento e e-mail;
- Conferir no e-mail a mensagem de confirmação da Caixa e clicar no link indicado para fazer a verificação.
Depois disso, será possível acessar o aplicativo e pesquisar os dados de interesse, como parcelas, data da prova de vida, calendário de repasses e outros. O aplicativo também permite que o usuário tire dúvidas na área de “Perguntas Frequentes”.
Os segurados também podem optar pelo atendimento eletrônico da Caixa, ligando no telefone 0800 726 0207 e selecionando a opção 7. Depois disso, basta informar o seu CPF e a data de nascimento para verificação do cadastro. Ao consultar o INSS dentro desse formato, o beneficiário pode conferir:
- Se as parcelas já foram pagas, se estão disponíveis, se ainda não foram sacadas, se foram devolvidas ou se estão bloqueadas;
- Orientações para portabilidade ou andamento do processo;
- Data e vigência da última prova de vida.
Além dos meios disponibilizados pela Caixa, aposentados e pensionistas podem consultar os benefícios diretamente com o Instituto. O procedimento pode ser feito de duas formas, sendo a primeira pelo Meu INSS. Nesse caso, o segurado acessa o portal utilizando CPF e senha cadastrados no Gov.BR.
Quem ainda não tem a conta no site do governo pode criar uma em questão de minutos gratuitamente. A segunda maneira é ligando na central 135 e se identificando pelo número do CPF.