Com objetivo de auxiliar jovens em situação de vulnerabilidade social, foi criada a ID Jovem, que oferece meia-entrada para eventos culturais ou esportivos. O benefício social é pago pelo governo federal. Confira, a seguir, principais requisitos para obter acesso a ID Jovem.
Além da meia-entrada, o beneficiado também garante vagas gratuitas, ou com desconto, no sistema de transporte coletivo interestadual.
Requisitos para obter o ID Jovem
O documento pode ser solicitado por jovens com idade entre 15 e 29 anos, desde que estejam inscritos no Cadastro Único do governo federal (CadÚnico) e façam parte de família em situação de vulnerabilidade social, com renda total de até dois salários mínimos por mês.
A diferença da carteirinha de estudante para a ID Jovem é que o beneficiário não precisará estar matriculado em instituição de ensino para garantir o acesso. Assim, para solicitar o benefício, siga os seguintes passos:
- Faça o download o aplicativo da ID Jovem (Android e iOS);
- Realize o cadastro gratuito com suas informações pessoais (nome completo, nome da mãe, data de nascimento).
É importante ainda que o solicitante tenha o Cadastro Único atualizado e que possua Número de Identificação Social (NIS). Para fazer uso dessa documentação, será preciso ter a versão impressa ou formato digital dentro do aplicativo.
Na hora de apresentar esse documento, no entanto, será necessário estar acompanhado do documento de identidade com foto para garantir o desconto.
Como obter o NIS?
Um dos requisitos para acessar o benefício é ter o Número de Identificação Social (NIS). Essa numeração tem objetivo de identificar quem está recebendo os benefícios do governo federal. Além disso, o último dígito geralmente é usado para ordenar a classificação para pagamentos.
Para gerar o NIS, faça um dos seguintes procedimentos:
- Acesse o banco de dados do Sistema Nacional de Informações Sociais (CNIS); ou
- Confira a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
Assim, caso a pessoa tenha a carteira de trabalho, o governo utilizará o mesmo número do PIS (Programa de Integração Social) para o NIS. Caso não tenha, o número será gerado pelo CNIS.