O calendário de pagamentos do Auxílio Gás segue o cronograma estabelecido para o Auxílio Brasil. Os beneficiários são divididos de acordo com o dígito final do Número de Identificação Social (NIS). Dessa forma, assim como o repasse anterior, a próxima rodada terá 10 datas de saques nos últimos 10 dias úteis do mês.
O primeiro depósito aconteceu em janeiro, beneficiando cerca de 5 milhões de famílias de baixa renda registradas no programa. A inscrição é feita automaticamente utilizando a base de dados do CadÚnico para verificar quem tem direito ao pagamento. A análise dos cadastros acontece antes do novo pagamento.
Isso significa que aqueles que não receberam a primeira parcela podem ser incluídos no próximo depósito do Auxílio Gás. No entanto, vale ressaltar que é necessário cumprir uma série de critérios para obter o benefício. Sendo a inscrição no CadÚnico apenas um deles.
Cronograma de pagamentos do Auxílio Gás
Como já informado, o programa segue o mesmo calendário do Auxílio Brasil. Além disso, os saques acontecem uma vez a cada dois meses. O primeiro foi em janeiro, então não haverá pagamento em fevereiro; apenas em março. As datas da próxima parcela do Auxílio Gás são:
- Final do NIS 1: 18 de março;
- Final do NIS 2: 21 de março;
- Final do NIS 3: 22 de março;
- Final do NIS 4: 23 de março;
- Final do NIS 5: 24 de março;
- Final do NIS 6: 25 de março;
- Final do NIS 7: 28 de março;
- Final do NIS 8: 29 de março;
- Final do NIS 9: 30 de março;
- Final do NIS 0: 31 de março.
Como funciona o Auxílio Gás
O programa intitulado “Gás dos Brasileiros” foi criado por meio da Lei n° 14.237/2021 para ajudar famílias de baixa renda a comprarem gás de cozinha. Isso porque, atualmente, o botijão de 13kg já superou os R$ 100,00. Têm direito ao benefício:
- Famílias com registro no Cadastro Único do governo federal com os dados atualizados (obrigatório para todos);
- Famílias que tenha renda de até meio salário mínimo, por pessoa;
- Famílias que possuam, em sua composição, alguém que recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC);
- Mulheres que são chefes de família.
É importante saber que mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob medidas protetivas têm prioridade nos saques do Auxílio Gás. O valor repassado é de R$ 52.