Com objetivo de beneficiar jovens em situação de vulnerabilidade social em todo o Brasil, foi criada a ID Jovem, que oferece acesso de meia-entrada para eventos culturais ou esportivos. Confira, a seguir, as regras do benefício, como emitir e validar o seu documento.
A criação do documento foi uma iniciativa da Secretaria Nacional da Juventude, que compõe o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Atualmente, já são 2,3 milhões de jovens com carteirinhas emitidas 267 mil carteiras ativas no país.
ID Jovem: veja como solicitar a carteirinha
A ID Jovem é destinada às pessoas com idade entre 15 e 29 anos que estejam inscritas no Cadastro Único do governo federal e, além disso, façam parte de família que tenha renda de até dois salários mínimos por mês.
Para ter direito ao documento, baixe o aplicativo da ID Jovem, disponível para Android e iOS, e faça o seu cadastro informando os dados pessoais (nome completo, nome da mãe, data de nascimento). Além disso, é preciso que o Cadastro Único esteja atualizado e que o solicitante possua Número de Identificação Social (NIS).
A diferença do ID Jovem para a carteirinha de estudante é que o beneficiário não precisa estar matriculado em instituição de ensino para garantir o acesso. Para solicitar a ID Jovem, será preciso que o interessado cumpra as regras estabelecidas pelo governo federal.
Onde a ID Jovem é aceita?
O documento garante descontos de até 50% em shows, eventos, jogos, passagens de ônibus, ferroviárias e aquaviárias. Contudo, haverá um limite de duas vagas por transporte. Dessa forma, quando não houver mais disponibilidade de vaga, a empresa deverá informar o horário mais próximo com assento vago.
Para usar a documentação, no entanto, será necessário apresentar a versão impressa ou em formato digital dentro do aplicativo de celular. Além disso, na hora de apresentar esse documento, será preciso estar acompanhado do documento de identidade com foto para garantir o valor reduzido.