O Renda Cidadã faz parte do Programa Bolsa Povo do estado de São Paulo. O benefício visa atender famílias que vivenciam processo de vulnerabilidade em decorrência do desemprego ou subemprego. Isso a partir de ausência de qualificação profissional, analfabetismo, situação precária de saúde, inexistência ou precariedade de moradia, entre outros problemas.
Dessa forma, a meta do benefício é buscar a melhoria na qualidade de vida pela concessão de apoio direto às famílias, bem como promoção de ações complementares.
Renda Cidadã: saiba detalhes
Atualmente, o Renda Cidadã beneficia mais de 53 mil famílias, no estado de São Paulo, com o pagamento de R$ 100,00 mensais. Os interessados em receber o Renda Cidadã devem procurar o CRAS do seu município para verificação dos critérios e para cadastramento. Hoje, são 644 cidades beneficiadas.
O Renda Cidadã é um programa de transferência direta de renda, que faz parte do Bolsa Povo, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, que proporciona também ações complementares desenvolvidas pelos municípios nas áreas de saúde e educação.
Programa Bolsa do Povo
O governo do estado de São Paulo criou o programa Bolsa do Povo objetivando auxiliar mais de 500 mil famílias que estão vivendo em situação de vulnerabilidade social e de extrema pobreza, em situação agravada pelo contexto de pandemia da COVID-19. A base para receber o auxílio é a inscrição no CadÚnico.
O Bolsa Povo foi criado pela Lei nº 17.372 e engloba projetos com ou sem transferência de renda nas áreas de assistência social, trabalho, qualificação profissional, educação, saúde, habilitação e esporte. Confira os benefícios inclusos:
- Programa Vale Gás;
- SP Acolhe;
- Ação Jovem;
- Renda Cidadã;
- Bolsa Talento Esportivo;
- Via Rápida;
- Bolsa Trabalho;
- Novotec Expresso;
- Bolsa do Povo Educação e Estudantes;
- Centro Paula Souza;
- Bolsa Empreendedor;
- Auxílio Moradia;
- Acolhe Saúde.