A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é onde ficam registrados todos os dados profissionais do trabalhador formal. A partir dela, são garantidos vários direitos ao empregado. Assim como vários documentos oficiais já migraram para o universo virtual, também há uma versão da CTPS Digital.
Assim como a carteira física, a online conta com todas as anotações contratuais e ainda tem o bônus de oferecer outros serviços. Por meio do aplicativo, o trabalhador pode verificar o valor do seu salário, data das férias, além de conferir sobre benefícios e até solicitar seguro-desemprego.
Como obter a CTPS Digital?
A Carteira de Trabalho virtual já existe desde 2019 e substitui a versão impressa. Isso porque pelo portal do e-Social, o empregador pode preencher as informações do funcionário. Ou seja, não é necessário ter o documento e mãos que, muitas vezes, fica retido na empresa.
Para ter acesso à CTPS Digital, primeiro o trabalhador precisa criar uma conta no Gov.BR. Quem já está registrado, pode acessar com login e senha existentes. Então, você deve seguir os passos:
- No site, selecione “Carteira de Trabalho Digital”;
- Clique no botão verde “Solicitar”;
- Clique no botão azul “Quero me cadastrar”;
Preencha todos os dados solicitados; e - Clique em “Cadastrar”.
Esse acesso pode ser feito pelo computador. Mas, se você preferir, é possível baixar o aplicativo da CTPS Digital. Nesse caso:
- Entre na loja de aplicativos do seu aparelho (Android e iOS);
- Procure por “Carteira de Trabalho Digital”;
- Clique para instalar/fazer download;
- Abra o aplicativo;
- Informe seu login e senha cadastrados no Gov.BR.
Como obter a carteira de trabalho impressa
A solicitação do documento também pode ser feita pela internet, enviando e-mail para trabalho.uf@economia.gov.br. Note que, onde estiver “uf”, você deverá inserir a sigla do seu estado. Por exemplo, residentes de Goiás vão enviar a mensagem para trabalho.go@economia.gov.br. O e-mail precisa ter os seguintes documentos em anexo:
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Documento oficial de identificação, com foto, nome, data, município e estado de nascimento, filiação, número, órgão e data de emissão;
- Comprovante de residência com CEP;
- Comprovante do estado civil: Certidão de Nascimento (se solteiro) ou Casamento (se casado), com averbação (se separado, divorciado ou viúvo);
- Foto 3×4 colorida, recente e com fundo branco (apenas para as localidades no estado de São Paulo que ainda emitem a CTPS do modelo manual).