Trabalhadores que estão perto de cumprir o tempo de contribuição com a Previdência Social devem verificar se já podem se aposentar. Mas, para receber 100% do benefício, é necessário estar dentro de outros critérios. Saber quanto tempo falta para a sua aposentadoria depende de um cálculo que considera os anos de serviço e a sua idade.
Vale ressaltar que, com a atualização do salário mínimo, os pagamentos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também foram alterados. Dessa forma, o piso da aposentadoria em 2022 subiu para R$ 1.212,00 e o teto foi para R$ 7.087,22. O índice considerado para a correção foi de 10,16%.
Como calcular quanto tempo ainda falta para a aposentadoria
De acordo com as novas regras da aposentadoria do INSS, a idade mínima para solicitar pode chegar a 62 anos para mulheres e 65 para homens. A norma define que é preciso ter, pelo menos, 15 anos de contribuição. Os interessados em saber quanto falta para poderem parar de trabalhar podem consultar o app Meu INSS.
A plataforma possui um sistema de simulação com base nos dados do Instituto. O resultado da pesquisa é apenas uma média e não garante que o trabalhador tenha o direito à aposentadoria. Para acessar a calculadora e ver quando você poderá se aposentar, basta:
- Baixar o Meu INSS no celular ou abrir o site de mesmo nome;
- Acessar a sua conta cadastrada no Gov.BR;
- Clicar em “Do que você precisa”;
- Escrever “simular aposentadoria”;
- Conferir sua data de nascimento e vínculos. Se necessário, você pode editar as informações.
O aplicativo vai mostrar o tempo que ainda falta para a sua aposentadoria ou se você já atingiu o critério.