ID Jovem: confira qual é a idade necessária para participar

ID Jovem dá direito à meia-entrada para eventos culturais ou esportivos. Veja qual é a idade necessária para participar.

O ID Jovem é um benefício social, pago pelo governo brasileiro, que garante acesso à meia-entrada para eventos culturais ou esportivos para jovens em situação de vulnerabilidade social. Em nossa matéria, você confere as regras do ID Jovem e qual é a idade necessária para participar.

continua depois da publicidade

Além da meia entrada, o jovem também tem direito a vagas gratuitas, ou com desconto, no sistema de transporte coletivo interestadual. O documento foi criado a partir de iniciativa da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ). Apenas no ano de 2020, foram emitidas 1 milhão de carteirinhas.

ID Jovem: qual é a idade necessária para participar?

O documento é para pessoas com idade entre 15 e 29 anos. Além disso, o benefício é válido também para não estudantes.

Leia também

Além da idade informada, o interessado deve preencher os seguintes requisitos:

continua depois da publicidade
  • Ter inscrição no Cadastro Único;
  • Estar com o CadÚnico atualizado nos últimos 24 meses, pelo menos;
  • Renda familiar de até dois salários mínimos;
  • Apresentar o Número de Identificação Social (NIS).

Baixe o app da ID Jovem (Android e iOS) e solicite o cadastro com suas informações pessoais (nome completo, nome da mãe e data de nascimento).

Onde a ID Jovem é aceita?

Para usar o referido documento, será preciso ter a versão impressa ou em formato digital dentro do próprio aplicativo. Na hora de apresentar o documento, é preciso estar acompanhado do documento de identidade com foto para garantir o desconto.

continua depois da publicidade

O ID Jovem oferece descontos de 50% em jogos diversos, shows, eventos, passagens rodoviárias, ferroviárias e aquaviárias. Contudo, de acordo com o Decreto nº 8.537, de 5 de outubro de 2015, existe um limite de duas vagas por transporte.

Quando não houver mais vagas, a empresa deverá informar ao cidadão o horário do mais próximo que haverá vaga com desconto.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade