A conta de energia elétrica ficará mais barata para milhões de brasileiros no mês de janeiro. A redução será de até 10% em cima do valor total. Veja quem terá direito ao desconto na conta de luz.
- Concursos militares: Orçamento 2022 prevê 4.649 vagas para a categoria
- Veja quem pode participar do programa Casa Verde e Amarela
O bônus será concedido a partir do Programa de Incentivo à Redução Voluntária do Consumo de Energia Elétrica. Em 2021, o país passou por uma crise elétrica. A falta de chuvas diminui os níveis dos reservatórios o que gerou preocupações de apagão.
Assim, o governo federal prometeu que daria um desconto a quem economizasse com forma de incentivo à economia. Agora, em janeiro, a promessa será cumprida. 5,6 milhões de megawatt/hora (MWh) foram economizados com o programa.
Quem terá direito ao desconto na conta de luz
De acordo com o que foi decido pelo governo federal, o desconto na conta de energia elétrica será dado aos consumidores que economizaram entre 10 e 20% entre os meses de setembro e dezembro de 2021. A economia será medida ao comparar com o mesmo período do ano de 2020.
Assim, o Ministério de Minas e Energia determinou que quem cumprir o requisito receberá o desconto de R$ 0,50 por quilowatt-hora (kWh). Cerca de 35,3 milhões de pessoas serão contempladas. O governo federal espera que R$ 2,4 bilhões sejam distribuídos como bônus.
Como obter o desconto na conta de luz?
Segundo a determinação feita pelo governo federal, o desconto na conta de luz será automático. As pessoas que cumprirem as regras do Programa de Incentivo à Redução Voluntária do Consumo de Energia Elétrica terão a dedução na fatura de janeiro de 2022.
Por outro lado, quem não conseguiu cumprir a meta não terá qualquer tipo de punição ou multa. O cliente apenas não receberá o desconto e pagará o valor normal da sua conta. Por isso, lembre-se de verificar a sua fatura.