PIS/Pasep 2022 contará com dois saques. Saiba quais são os saques previstos e quem poderá obter o dinheiro.
A inscrição no PIS/Pasep é um direito de todo trabalhador formal da iniciativa privada e de órgãos públicos. Em 2022, devido à circunstâncias especiais, o PIS/Pasep terá até dois saques para trabalhadores, dependendo da situação.
Vale lembrar que o PIS é pago para trabalhadores da inciativa privada que estejam inscritos no programa e que tenham trabalhado no período estipulado pelo governo. O Pasep é destinado aos funcionários públicos.
O primeiro pagamento do PIS/Pasep é o do abono salarial, que paga até um salário mínimo aos trabalhadores. Em 2022, será pago o ano-base 2020, pois o governo atrasou os repasses por conta da pandemia. No caso é preciso que a pessoa cumpra as regras abaixo:
Por outro lado, o outro repasse previsto para 2022 é o das Cotas PIS/Pasep, dinheiro para quem trabalhou carteira assinada entre 1971 e 1988. Nele, o governo espera distribuir cerca de R$ 23 bilhões. Estima-se que 10,5 milhões de pessoas poderão fazer os saques, sendo que os valores variam para cada pessoa e podem ultrapassar o salário mínimo.
Portanto, não confunda os pagamentos das cotas com um segundo abono salarial. Apesar do governo estar atrasado nos repasses, tudo indica que outro abono não ocorrerá em 2022.
Como informado, em 2022 haverá apenas um pagamento do abono PIS/Pasep. Portanto, veja o calendário de repasses do PIS (realizados pela Caixa):
Agora, os repasses do Pasep, feitos Banco do Brasil, e seguindo o último dígito de inscrição no programa:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você está de acordo com a nossa política de privacidade