O governo federal vai efetuar o pagamento de diversos benefícios sociais neste ano de 2022. Muitos deles objetivam auxiliar os desempregados. Por isso, veja 3 benefícios sociais que pessoas sem ocupação formal podem receber.
- Prouni 2022: inscrições serão abertas em breve; confira regras oficiais
- 14º salário INSS: valor, quem recebe e datas previstas de pagamento
Para facilitar o andamento da solicitação, é preciso que alguns requisitos, como inscrição e atualização dos dados do Cadastro Único (CadÚnico), estejam em dia.
Benefícios sociais para desempregados
Tarifa Social de Energia Elétrica
A tarifa social de energia elétrica é um dos benefícios sociais disponibilizados pelo governo federal. O primeiro passo para garantir acesso é estar inscrito no CadÚnico e poderá conseguir descontos de até 65% na conta de luz.
Para isso, o cidadão precisa atender um dos seguintes requisitos:
- Inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e possuir renda familiar menor ou igual a meio salário mínimo (por pessoa);
- Família com um dos seus componentes que possua doença ou patologia cujo tratamento necessite o uso continuado de aparelhos que demandem consumo de energia elétrica (desde que a renda mensal familiar seja de até três salários mínimos);
- Família que um dos seus componentes receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Seguro-desemprego
O seguro-desemprego é um benefício que deve ser solicitado assim que o trabalhador perdeu seu emprego, desde que fosse de carteira assinada e que tenha sido demitido sem justa causa. Para isso, ele precisará atender aos requisitos:
- Ter trabalhado, com carteira assinada, pelo período entre seis e 12 meses;
- Não contar com outra fonte de renda dentro da família;
- Não estar recebendo benefício previdenciário contínuo, exceto para abono de permanência em serviço, auxílio-acidente e auxílio suplementar.
O beneficiário pode receber três, quatro ou cinco parcelas. O menor valor pago é de um salário mínimo.
Auxílio Brasil
Para garantir acesso ao Auxílio Brasil é necessário, inicialmente, ter inscrição no CadÚnico. Hoje, são 17,5 milhões de pessoas que recebem o novo programa social. Para garantir os benefícios, as famílias precisam estar inseridas em um dos seguintes casos:
- Em situação de extrema pobreza;
- Situação de pobreza; ou
- Em regra de emancipação.