Quem recebe Auxílio Brasil tem direito ao benefício do Auxilio Gás?

Algumas famílias devem receber Auxílio Brasil e Auxílio Gás ao mesmo tempo. Os calendários dos programas contam com as mesmas datas de repasse.

Nesta terça-feira (18/01), começaram os pagamentos do Auxílio Gás no valor de R$ 52. Junto com esses repasses, estão sendo feitas as transferências da terceira rodada do Auxílio Brasil. Ambos os benefícios estão sendo pagos hoje para quem tem NIS (Número de Identificação Social) final 1.

continua depois da publicidade

O calendário de repasses será finalizado no dia 31 de janeiro, segundo confirmação do presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães. Cerca de 5,5 milhões de famílias devem receber o vale para comprar botijão de gás de 13kg. Vale ressaltar que as inscrições foram realizadas automaticamente pelo Ministério da Cidadania.

Auxílio Gás: critérios para o recebimento

Parte das famílias beneficiárias do Auxílio Gás também estão inscritas no Auxílio Brasil, uma vez que se encaixam no critério de renda. Sendo assim, algumas pessoas vão receber os dois benefícios ao mesmo tempo. Os requisitos do programa temporário, que terá validade de cinco anos conforme Lei 14.237, são:

Leia também
  • Estar inscrito no CadÚnico com renda mensal de até meio salário mínimo (R$ 606) por pessoa;
  • Receber o Benefício de Prestação Continuada (BPC) para idosos acima de 65 anos ou pessoas com deficiência de baixa renda;
  • Mulheres vítimas de violência doméstica que estejam debaixo de medidas protetivas (essas terão prioridade).

De acordo com as regras, os primeiros 90 dias de Auxílio Gás vão priorizar as famílias que tenham a maior quantidade de integrantes e menor renda por pessoa. O benefício não precisará ser explicitado no Imposto de Renda.

continua depois da publicidade

Como serão os saques do Auxílio Gás

O cartão do Auxílio Brasil poderá ser utilizado para o saque do próprio programa e também do Auxílio Gás. A retirada em espécie de ambos os benefícios deve ser feita em até 120 dias em agências da Caixa, nas casas lotéricas e nos correspondentes bancários Caixa Aqui.

O dinheiro também será depositado nas poupanças do Caixa Tem, podendo ser movimentado pela conta digital. É importante pontuar que o benefício equivale a 50% do valor de um botijão de gás de 13kg e será pago uma vez a cada dois meses. Portanto, o próximo repasse deve acontecer em março.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade