O governo federal vai realizar o pagamento de diversos benefícios sociais no ano de 2022. Dentre os valores que serão repassados estão os benefícios do FGTS, Auxílio Brasil, INSS e abono salarial.
Alguns requisitos, como inscrição e atualização dos dados do Cadastro Único (CadÚnico), são importantes de estarem em dia. Veja, a seguir, os principais benefícios pagos pelo governo federal e como ter acesso a eles.
Benefícios sociais que serão pagos em 2022
Auxílio Brasil
Para ter direito ao Auxílio Brasil é preciso, inicialmente, ter inscrição no CadÚnico. Hoje são 17,5 milhões de pessoas que recebem o novo Bolsa Família.
Nos dois primeiros meses, apenas os beneficiários do Bolsa Família tiveram acesso ao benefício, mas agora os demais inscritos no CadÚnico foram incluídos. Confira os critérios para receber:
- Famílias em situação de extrema pobreza;
- Famílias que se encontram em situação de pobreza; e
- Famílias que se encontram em regra de emancipação.
Auxílio Gás
Esse benefício vai conceder, a cada dois meses, o valor de R$ 52, que representa 50% da média nacional do preço de botijão de gás de 13kg. O valor será repassado por meio do Caixa Tem.
As mulheres vítimas de violência doméstica, e que estão sob monitoramento, terão prioridade para receber o auxílio. Além disso, podem receber o auxílio gás:
- Quem tiver registro atualizado no CadÚnico;
- Famílias com renda de até meio salário mínimo, por pessoa;
- Família com, no mínimo, uma pessoa que receba o BPC;
- Mulheres que são chefes de família.
Abono PIS/Pasep
A liberação do abono salarial PIS/Pasep já tem calendário definido para 2022. Para acessar o benefício, é preciso:
- Inscrição no Pasep ou no PIS pelo menos a cinco anos;
- Ter recebido até dois salários mínimos (por mês) no referido ano-base;
- Ter trabalhado pelo menor por 30 dias, com carteira assinada, no ano de referência;
- Possuir inscrição ativa na RAIS.
Tarifa Social de Energia Elétrica
O programa de tarifa de energia concede descontos proporcionais ao consumo das famílias beneficiadas. Para garantir inscrição na Tarifa Social de Energia Elétrica, é preciso atender um dos seguintes requisitos:
- Incrição no CadÚnico, para família com renda mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo;
- Idoso a partir de 65 anos, ou pessoa com deficiência que receba o BPC;
- Família que estiver inscrita no Cadastro Único, desde que possua com renda mensal de até três salários mínimos, que tenha portador de doença ou deficiência (visual, motora, física, auditiva, intelectual ou múltipla) cujo tratamento utilize de instrumentos ou aparelhos que consomem energia elétrica.