Saiba como consultar benefício do INSS por meio do CPF

Consulta do INSS por meio do CPF pode ser feita de três maneiras diferentes. Confira cada uma delas e descubra a melhor para você.

Geralmente, os aposentados e pensionistas do INSS utilizam seus números de inscrição para obterem os serviços e detalhes dos pagamentos. No entanto, é possível consultar o benefício do INSS por meio do CPF. Saiba como fazer.

continua depois da publicidade

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) conta com milhões de segurados. Por isso, o governo passou a ofertar um leque maior de opções de consulta de dados ou mesmo a obtenção dos comprovantes de pagamento (extrato).

Como consultar o INSS pelo CPF?

De acordo com o governo federal, o beneficiário do INSS possui três formas diferentes de consultar o INSS pelo CPF:

  • Aplicativo do Meu INSS;
  • Site do Meu INSS;
  • Ligação para a Central do INSS (135).

Consultar pelo aplicativo Meu INSS

O Aplicativo Meu INSS pode ser baixado por meio do sistema Android ou iOS. Depois de fazer o download informe seu CPF e sua senha do INSS. Ao entrar na plataforma, é possível obter todos os detalhes da sua conta do INSS

continua depois da publicidade

Consultar pelo site Meu INSS

Caso você não tenha um smartphone ou não esteja conseguindo fazer login no aplicativo, o governo federal disponibilizou a consulta em um site próprio. Também denominado de Meu INSS, a página oferece praticamente todos os serviços do aplicativo.

Para entrar, basta digitar seu login (CPF) e a senha por meio do “gov.br”. Caso não tenha se cadastrado, é só ir na opção de cadastrar e informar seus dados pessoais.

Consultar pelo telefone 135

Quem não tem acesso à internet ainda tem uma terceira opção. Pelo telefone 135, o interessado deve ligar dentro do período de funcionamento (segunda-feira a sábado, das 7h às 22h). Lá, basta seguir as instruções e esperar que um servidor atenda à chamada.

continua depois da publicidade

Então, explique a situação e os dados que deseja obter. O servidor pedirá o número do CPF para confirmar se é o beneficiário quem está falando. Vale lembrar que o governo não liga para os beneficiários pedindo seus dados. Caso isso ocorra com você, desconfie, pode ser um golpe.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade