O governo federal já informou que os pagamentos do PIS/Pasep começarão no mês de janeiro de 2022. O dinheiro é direito de todo trabalhador com carteira assinada que cumpra os requisitos previstos em lei. Veja o que se sabe sobre o calendário do abono PIS/Pasep.
Vale lembrar que o governo federal não pagou o abono do ano-base de 2020 no ano passado. Sendo assim, é provável que dois repasses sejam realizados em 2022, visto que o ano-base de 2021, ao menos teoricamente, deve ser pago este ano.
Calendário do abono PIS/Pasep
Apesar do governo ter informado que o pagamento do abono PIS/Pasep será feito no mês de janeiro, um calendário oficial ainda não foi divulgado. Portanto, é provável que, em breve, um novo anúncio seja feito detalhando as datas.
O PIS será pago para quem faz parte da iniciativa privada, sendo de responsabilidade da Caixa Econômica Federal. O dinheiro pode ser sacado nas agências ou por meio do Cartão Cidadão. Em caso de dúvidas, ligue para o telefone 0800-726-0207.
Por outro lado, o Pasep é depositado automaticamente nas contas dos servidores públicos pelo Banco do Brasil. Dúvidas? Entre em contato por meio do telefone 0800-729-0001 (central de atendimento do BB).
Requisitos para receber o abono do PIS/Pasep
Para receber o abono PIS/Pasep, o trabalhador deve ter um emprego formal na iniciativa privada ou em algum órgão público. Além disso, é necessário cumprir os seguintes requisitos:
- Estar inscrito no PIS ou no Pasep há mais de cinco anos;
- Receber até dois salários mínimos;
- Ter trabalhado ao menos 30 dias no ano-base;
- Ser inscrito na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais).
O abono do PIS/Pasep paga até um salário mínimo, sendo que os repasses são proporcionais. Quem trabalhou por 12 meses, recebe um salário. Quem esteve empregado durante seis meses, recebe metade, e assim por diante.