Saiba quem pode receber o Benefício de Prestação Continuada (BPC)

O benefício garante um salário mínimo ao beneficiário de direito. Veja quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

O Benefício de Prestação Continuada consiste em uma garantia de pagamento de um salário mínimo mensal para as pessoas com deficiência (PcDs) e idosos (acima de 65 anos) em situação de vulnerabilidade social. O benefício é regido pela Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), mas quem tem direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC)?

continua depois da publicidade

Para acessar os pagamentos, o solicitante precisa comprovar não ter formas de prover a si mesmo, nem ter familiar que possa auxiliar em seu sustento.

Assim, o cidadão deve comprovar renda familiar compatível com o programa e o BPC não poderá ser acumulado com demais benefícios pagos pelo INSS, como aposentadoria ou pensão.

O Benefício de Prestação Continuada é pago pelo INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social). Por isso, a comprovação deve ser realizada junto às plataformas digitais do órgão.

continua depois da publicidade
Leia também

Quem recebe o Benefício de Prestação Continuada?

O primeiro passo para garantir acesso ao Benefício de Prestação Continuada é estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal. Caso ainda não possua, é preciso comparecer junto ao CRAS do seu município ou outro órgão que faça a inscrição.

Além disso, para receber o BPC é preciso comprovar os seguintes requisitos:

continua depois da publicidade
  • Possuir nacionalidade brasileira (nato ou naturalizado) ou ter nacionalidade portuguesa, desde que possua residência fixa no Brasil;
  • Ter deficiência a partir de qualquer idade;
  • Possuir renda, por pessoa, dentro do grupo familiar inferior a 1/4 de salário mínimo vigente;
  • Ter impedimento a longo prazo, por no mínimo dois anos, de natureza mental, intelectual, física ou sensorial, com alguma dificuldade ou que impossibilite a sua participação efetiva em sociedade;
  • No caso de idosos, possuir 65 anos de idade ou mais.

Para sanar quaisquer dúvidas sobre a concessão deste benefício, consulte os canais de atendimento do Instituto Nacional de Seguridade Social:

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade