Confira como verificar se o valor da sua aposentadoria está correto

Veja como calcular o valor da sua aposentadoria do INSS e descobrir se os repasses mensais realizados estão no valor correto.

A aposentadoria concedida pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um benefício garantido ao trabalhador, desde que atenda a alguns requisitos. Contudo, em alguns casos, pode ser que o valor da aposentadoria INSS venha errado.

continua depois da publicidade

É importante destacar que os valores pagos pelo INSS são definidos com base no salário mínimo. Atualmente, os aposentados recebem ao menos R$ 1.100,00 e, no máximo, R$ 6.433,57. Em 2022 é provável que os números sejam alterados devido à inflação.

Como ver se o valor da aposentadoria está correto?

Leia também

O primeiro passo a ser dado para conseguir o direito de revisão da aposentadoria é verificar a carta de concessão para aqueles que acabaram de se aposentar. Nela estão disponíveis todos os dados que você precisa saber, como os salários que entraram no cálculo, o índice de correção e os valores corrigidos.

Caso haja de fato dúvida quanto ao valor, não realize o saque do benefício, nem outras verbas liberadas junto, como o saldo do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Confira na carta se todos os meses constam no documento, compare com as informações da carteira de trabalho e os carnês de contribuição. Além disso, verifique se os valores dos salários são os mesmos.

continua depois da publicidade

Caso seja constatado o erro, o segurado terá direito ao pagamento dos atrasados, que é o valor que deveria ter sido pago desde um DER (Data de Entrada do Requerimento). Dessa forma, com os documentos comprobatórios em mãos, entre em contato com uma agência do INSS ou procure a ajuda de um advogado especialista na área para auxiliar no assunto.

A partir daí, o Instituto deverá realizar uma nova análise para comprovar ou descartar o questionamento. Caso não haja comprovação do erro por parte do INSS, o aposentado deverá entrar com um recurso na Justiça para provar sua situação.

Vale destacar que algumas alterações na lei foram realizadas em 2019, quando começou a valer as novas regras com base na reforma da previdência. Por isso, procure orientação especializada para garantir o seu benefício.

continua depois da publicidade
Leia também

Concursos em sua
cidade