O registro no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) é extremamente fundamental para o cidadão que deseja acessar algum benefício social, seja ele municipal, estadual ou federal. Dessa forma, veja como saber se está incluído no Cadastro Único.
A inscrição serve como uma fonte de dados para que os governos consigam fazer a distribuição de benefícios da melhor maneira possível.
Pessoas em situação de vulnerabilidade social ou que estejam precisando de alguma assistência são aceitas no Cadastro Único normalmente, desde que cumpram todos os requisitos.
Confira se está incluído no CadÚnico
Você pode verificar sua inscrição no cadastro por meio de três maneiras distintas. Uma delas é online, acessando o endereço eletrônico do governo federal destinado ao CadÚnico.
A segunda forma também é por meio digital, via aplicativo Meu CadÚnico (disponível para Android e iOS).
Além disso, para quem não possui acesso à internet, é possível verificar a situação por meio de ligação. Entre em contato, de forma gratuita, com a Central de Atendimento da Caixa Econômica Federal pelo telefone 0800 707 2003.
Como fazer registro no CadÚnico?
Caso ainda não possua um cadastro, compareça a um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo. Será preciso apresentar seu CPF e Título de Eleitor.
Além disso, será necessário levar os documentos de cada membro da família, que poderá ser certidão de nascimento, certidão de casamento, carteira de trabalho, título de eleitor ou registro administrativo de nascimento indígena (casos específicos).
O Cadastro Único possibilita ingresso em diversos benefícios sociais. Confira alguns deles:
- Programa Auxílio Brasil;
- Casa Verde e Amarela;
- Bolsa Verde;
- Programa de Erradicação do Trabalho Infantil;
- Carteira do Idoso;
- Programa Brasil Carinhoso;
- Programa de Cisternas;
- Carta Social;
- Pro Jovem Adolescente;
- Tarifa Social de Energia Elétrica;
- Passe Livre para Pessoas com Deficiência (PcD);
- Isenção de taxas de inscrição para concursos públicos (conforme previsto em lei).