Calendário prova de vida do INSS terá novas regras em 2022; entenda

Calendário da prova de vida INSS 2022 terá novas regras. Comprovação será realizada no mês de aniversário do aposentado ou pensionista.

prova de vida do INSS para o ano de 2022 contará com novas regras. Para o ano em curso, a comprovação de vida segue suspensa. O calendário dos pagamentos para o próximo ano ainda não foi divulgado, mas devem incluir o escalonamento das datas.

continua depois da publicidade

A prova de vida está suspensa no Brasil em razão da pandemia de COVID-19. De acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social, a realização do procedimento poderia comprometer a vida dos segurados, que em sua maioria são idosos.

Calendário prova de vida 2022 terá novas regras

A realização da comprovação de vida do segurado do INSS deverá ser realizada, a partir de 2022, no mês de aniversário do beneficiário. O INSS divulgou ainda o calendário complementar para quem não fez a comprovação de vida desde novembro do ano de 2020, veja:

Leia também
  • Beneficiários com vencimento de novembro de 2020 a junho de 2021 terão até janeiro de 2022;
  • Beneficiários com vencimento de julho e agosto de 2021 terão até fevereiro de 2022;
  • Beneficiários com vencimento de setembro e outubro de 2021 terão até março de 2022;
  • Beneficiários com vencimento de novembro e dezembro de 2021 terão até abril de 2022.

Para os segurados que estão com a prova de vida em dia, o calendário seguirá o mês de nascimento em 2022. Para esclarecimento de quaisquer dúvidas sobre o assunto, entre em contato com a central de atendimento do INSS pelo número 135 (de segunda a sábado, das 7h às 22h).

continua depois da publicidade

Outras informações podem ser obtidas também por meio do aplicativo Meu INSS (Android e iOS).

Prova de vida

A prova de vida é uma forma de evitar pagamentos indevidos. Muitas fraudes foram recorrentes na previdência, principalmente realizadas por criminosos que utilizavam o nome de segurados mortos para receber o benefício.

Em outros casos, até os parentes do falecido não comunicavam a morte e ficavam recebendo o dinheiro de forma indevida.

A prova de vida deve ser realizada de forma presencial na agência bancária em que o indivíduo possui a conta vinculada ao benefício. Contudo, em casos previstos em lei, um funcionário do INSS pode ir até o segurado para fazer o procedimento.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade