Prova de vida INSS 2022 terá novas regras; veja como será o calendário

Prova de vida INSS 2022 terá novas regras e será feita no mês de aniversário do aposentado ou pensionista. Saiba mais detalhes.

A prova de vida do INSS em 2022 terá novas regras. Para o ano em curso, a prova segue suspensa. O calendário para o ano que vem ainda não foi oficialmente divulgado, mas deverá incluir o escalonamento das datas para efetuar o procedimento.

continua depois da publicidade

Atualmente, a prova de vida do INSS está suspensa no Brasil em razão da pandemia de COVID-19. De acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social, a realização do procedimento poderia comprometer a vida dos segurados.

Prova de vida do INSS 2022 terá novas regras

A partir de 2022, a prova de vida do INSS será realizada no mês de aniversário do segurado. Antes ela era realizada em datas específicas, variando para cada beneficiário.

Leia também

Além disso, o Instituto publicou um calendário complementar para quem não realizou a comprovação desde novembro de 2020, confira:

continua depois da publicidade
  • Segurados com vencimento entre novembro de 2020 a junho de 2021 têm até janeiro de 2022;
  • Segurados com vencimento entre julho e agosto de 2021 têm até fevereiro de 2022;
  • Segurados com vencimento em setembro e outubro de 2021 têm até março de 2022;
  • Segurados com vencimento em novembro e dezembro de 2021 têm até abril de 2022.

Para os demais segurados, que não estão com atraso, o calendário seguirá o mês de nascimento em 2022. Para esclarecimento de dúvidas, entre em contato com a central de atendimento do INSS pelo número 135 (atendimento de segunda a sábado, das 7h às 22h).

Além disso, o segurado pode solicitar informações por meio do aplicativo Meu INSS (Android e iOS).

continua depois da publicidade

Veja o que é a prova de vida

A prova de vida foi uma maneira que o governo encontrou de evitar pagamentos indevidos. Muitas fraudes eram comuns na previdência, principalmente realizadas por criminosos que utilizavam o nome de segurados mortos para receber o benefício.

A prova de vida é realizada na agência bancária em que o indivíduo possui a conta vinculada ao benefício. Em casos previstos em lei, no entanto, um funcionário do INSS pode ir até a casa do segurado para fazer o procedimento.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade