Quem recebe BPC? Entenda regras do benefício e requisitos mínimos

O BPC assegura um salário mínimo mensal às pessoas com deficiência que não tem meios de prover para si mesmas. Saiba os detalhes.

O BPC (Benefício de Prestação Continuada) é pago pelo governo federal às pessoas com deficiência (PcDs) e idosos (acima de 65 anos) em situação de baixa renda. Os valores repassados são de um salário mínimo e o benefício é regido pela Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS). Confira, a seguir, o que é e quem recebe o BPC.

continua depois da publicidade

Para ter acesso ao benefício, o solicitante precisa comprovar não ter como prover a si mesmo, nem ter família com condições de auxiliar no seu sustento. Além disso, o benefício não poderá ser acumulado com outros pagos pelo INSS, como aposentadoria ou pensão.

O que é e quem recebe o BPC?

O Benefício de Prestação Continuada é um benefício social, garantido pelo governo federal, que oferece um salário mínimo às pessoas com deficiência (PcD).

O primeiro passo para receber o BPC é ter inscrição ativa no CadÚnico e atualizado em até dois anos antes da solicitação das parcelas.

continua depois da publicidade

Segundo a Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), para garantir as parcelas, é preciso atender aos requisitos:

  • Ser brasileiro (nato ou naturalizado) ou ainda ter nacionalidade portuguesa, desde que possua residência fixa no país comprovada;
  • Ter renda da família inferior a 1/4 de salário mínimo vigente, por pessoa;
  • Solicitante, que tenha deficiência, pode ter qualquer idade;
  • Pessoas que têm impedimentos de longo prazo (mínimo de 2 anos) de natureza sensorial, física, mental ou intelectual.

O benefício pode ser solicitado também por idosos com mais de 65 anos de idade que não tenham como se manter.

continua depois da publicidade

BPC pode ter valor dobrado em dezembro

O projeto de lei nº 6.394/2019, que está em tramitação no Congresso Nacional, determina que os beneficiários do BPC recebam valores dobrados nos meses de dezembro.

No ano de 2019, a Medida Provisória 898/2019 efetuou o pagamento de um 13º salário aos beneficiários do extinto Bolsa Família. Assim, o novo projeto de lei busca autorizar o pagamento para ambos os públicos de forma definitiva.

Caso o projeto de lei seja de fato aprovado e sancionado, os beneficiários do Auxílio Brasil e BPC receberão os valores dobrados nos meses de dezembro.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade