13º salário do Bolsa Família (ou Auxílio Brasil) será liberado em 2021?

13º salário do Bolsa Família, agora Auxílio Brasil, vem sendo discutido há anos no Congresso. Veja como está a situação.

Com a extinção do Bolsa Família, muitos beneficiários não sabem se receberão ou não o já prometido 13º salário. A ideia é que uma parcela extra fosse paga no final de cada ano. Mas, até aqui, não foi cumprida. Veja como está a situação do 13º salário do Bolsa Família, agora Auxílio Brasil.

continua depois da publicidade

O Auxílio Brasil foi criado em outubro e começou a realizar os seus pagamentos em novembro do mesmo ano. Quem já era beneficiários do Bolsa Família foi mantido no novo programa. Além disso, inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) também serão incluídos, segundo o governo.

13º salário do Bolsa Família (Auxílio Brasil) em 2021

Por enquanto não há nenhuma movimentação do governo federal que indique o pagamento do 13º salário do Auxílio Brasil. Por enquanto, só foi confirmado o pagamento cerca de 20% maior do que o antigo Bolsa Família. Na média, os repasses do novo programa estão em R$ 217,18.

O governo ainda espera que a PEC dos Precatórios seja aprovada para cumprir a promessa de pagamentos de R$ 400, além de nove benefícios extras. Por enquanto, a PEC passou na Câmara, mas deve sofrer resistência do Senado, pois é considerada como um calote.

continua depois da publicidade

Inicialmente, o 13º salário do Bolsa Família foi uma promessa feita pelo presidente Jair Bolsonaro durante sua campanha presidencial. Em 2019, uma Medida Provisória (MP) foi enviada ao Congresso, determinando os repasses no final do ano. No caso, ela só valeria para 2019.

A proposta foi modificada pela Câmara, para que fosse algo contínuo e não somente durante 2019. No entanto, a MP não foi colocada em votação dentro do prazo necessário. Com isso, a discussão foi sendo deixada de lado. O fim do Bolsa Família trouxe ainda mais dúvidas sobre a possibilidade.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade