Quais os benefícios do INSS podem ser cortados com o novo pente-fino?

Mais de 85 mil pessoas que recebem benefícios por incapacidade podem perder os pagamentos após pente-fino do INSS.

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vai realizar novo pente-fino e poderá cortar mais de 85 mil beneficiários. Isso porque muitos segurados ainda não realizaram a perícia médica que define a elegibilidade aos pagamentos.

continua depois da publicidade

Para chamar a atenção dos beneficiários, o órgão publicou um edital de convocação no Diário Oficial da União. O documento lista todas as pessoas que precisam agendar a perícia até dia 11 de novembro de 2021 (quinta-feira).

Benefícios que estão na mira do pente-fino do INSS

Os contribuintes convocados têm até amanhã para marcar o exame médico. Os benefícios do INSS por incapacidade são o principal alvo do pente-fino. Isso porque é necessário provar que há o impedimento para trabalhar. Caso contrário, as parcelas são cortadas.

Sendo assim, os segurados que não fizerem o agendamento dentro do prazo poderão ter os pagamentos suspensos. Entre os benefícios na mira do órgão estão:

continua depois da publicidade
  • Auxílio-doençapago a quem está temporariamente incapacitado de exercer atividade profissional;
  • Aposentadoria por invalidez: paga a quem tem alguma incapacidade que impossibilita, permanentemente, que a pessoa trabalhe;
  • Auxílio-acidente: pago aos contribuintes que sofreram algum acidente no trabalho ou fora dele e apresentam sequelas que diminuem a capacidade ou impedem a realização do trabalho;
  • Benefício de Prestação Continuada (BPC): tem o valor de um salário mínimo vigente e é pago a pessoas com deficiência (PcD), trabalhadores com incapacidade de longa duração ou idosos acima de 65 anos. Esses precisam cumprir o requisito de renda familiar de até 1/4 do salário mínimo por pessoa.

Pente-fino do INSS: como agendar a perícia médica

O INSS enviou carta e comunicados aos convocados para a realização da perícia médica. No entanto, se você não recebeu a notificação, é necessário conferir no edital divulgado no DOU.

Aqueles que encontraram seu nome na lista ou recebeu o aviso e não querem perder seus benefícios do INSS devem:

continua depois da publicidade
  1. Acessar o site ou app Meu INSS;
  2. Informar CPF e senha cadastrados;
  3. Clicar em "Agendar Perícia" e em "Agendar Novo";
  4. Selecionar o dia, a hora e a agência onde será feita a perícia;
  5. Conferir seus dados e finalizar a solicitação.

Vale ressaltar também que o exame pode ser agendado por meio do telefone. Basta ligar para 135 e falar com o atendente.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade