Auxílio Brasil: como fazer cadastro para receber o novo Bolsa Família?

O Auxílio Brasil começa no dia 17 de novembro de 2021. Milhões de brasileiros serão beneficiados pelo novo programa de renda.

O novo Bolsa Família, denominado de Auxílio Brasil, já tem data para começar os pagamentos. A previsão é que os repasses sejam realizados a partir do dia 17 de novembro. Portanto, saiba como fazer cadastro para receber o novo Bolsa Família.

continua depois da publicidade

O Auxílio Brasil foi anunciado no mês de outubro pelo ministro da Cidadania, João Roma. O novo programa terá repasses de aproximadamente 20% a mais do que o Bolsa Família. Além disso, parcelas extras podem ser pagas para se chegar aos R$ 400 prometidos.

Recentemente, o presidente Jair Bolsonaro publicou decreto autorizando nove benefícios dentro do Auxílio Brasil.

Auxílio Brasil: como fazer o cadastro

De acordo com o governo federal, as pessoas que faziam parte do Bolsa Família serão inscritas de forma automática no Auxílio Brasil. Ou seja, não será necessário pedir para ser registrado no novo programa.

continua depois da publicidade

O governo também informou que pessoas em situação de situação de pobreza ou extrema pobreza, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), receberão o dinheiro do programa. O registro também será automático.

Portanto, a recomendação é que o interessado que não faz parte do Bolsa Família se registre no Cadastro Único para depois ser incluído no Auxílio Brasil. Veja quem pode:

  • Pessoa membro de família com renda mensal per capita de até meio salário mínimo;
  • Membro de família com renda mensal familiar total de até três salários mínimos;
  • Quem mora sozinho;
  • Quem tenha, na família, pessoas em situação de rua.

Como se registrar no Auxílio Brasil via CadÚnico

Como informado, o registro no Auxílio Brasil é automático. No entanto, é preciso que a pessoa faça parte do CadÚnico. Sendo assim, o interessado deve ir até o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do seu município com seu CPF ou Título de Eleitor em mãos.

continua depois da publicidade

Também é necessário levar um dos documentos abaixo para cada pessoa da família:

  • CPF;
  • RG;
  • Certidão de Nascimento;
  • Certidão de Casamento;
  • Carteira de Trabalho;
  • Título de Eleitor
  • Registro Administrativo de Nascimento Indígena (Rani), somente para indígenas.

Um servidor local fará uma entrevista e recolherá os documentos. Caso a pessoa cumpra os requisitos, ela será registrada no CadÚnico. Depois, o próprio governo se encarregará de incluir o beneficiário no Auxílio Brasil, conforme as regras do programa.

Dúvidas podem ser tiradas no número 0800 707 2003, de forma gratuita. O telefone é do atendimento da Caixa, responsável pelos pagamentos de programas sociais do governo.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade