Recentemente, o governo federal lançou de forma oficial o Auxílio Brasil, programa que substituirá o Bolsa Família. Entre as regras anunciadas está a de que será necessário fazer parte do CadÚnico (Cadastro Único). Portanto, saiba como atualizar o CadÚnico.
O Cadastro Único é uma rede de dados criada pelo governo federal. Seu objetivo é fornecer informações detalhadas de pessoas em situação de vulnerabilidade social, econômica ou que precise de algum tipo de assistência. Com as informações, o governo consegue oferecer o melhor programa possível para a pessoa. O Auxílio Brasil (novo Bolsa Família) e o Casa Verde e Amarela fazem parte do CadÚnico.
Como atualizar o CadÚnico
A atualização do CadÚnico deve ser feita no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). O interessado deve se deslocar até uma das unidades do seu município com o seu CPF ou Título de Eleitor em mãos. Além disso, é necessário estar com os documentos dos familiares. São aceitos:
- Certidão de Nascimento;
- Certidão de Casamento;
- Carteira de Trabalho;
- Título de Eleitor;
- Registro Administrativo de Nascimento Indígena (pessoas de origem indígena).
No local, o interessado deve solicitar ao atendente que a atualização seja realizada. Uma entrevista será feita com o funcionário local. Após os questionamentos, um comprovante será dado ao beneficiário. Por fim, o Número de Identificação Social (NIS) será liberado. É por meio do NIS que o governo realizará os pagamentos do Auxílio Brasil.
Se a pessoa tiver dúvidas, é possível entrar em contato pelo número 0800 707 2003, central de atendimento da Caixa Econômica Federal, responsável pela maior parte dos pagamentos dos programas sociais do Cadúnico.
Benefícios proporcionados pelo CadÚnico
Além do Auxílio Brasil (novo Bolsa Família), o CadÚnico permite que os inscritos possam se registrar nos seguintes programas:
- Programa Minha Casa, Minha Vida (atual Casa Verde e Amarela);
- Bolsa Verde – Programa de Apoio à Conservação Ambiental;
- Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI;
- Fomento – Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais;
- Carteira do Idoso;
- Aposentadoria para pessoa de baixa renda;
- Programa Brasil Carinhoso;
- Programa de Cisternas;
- Telefone Popular;
- Carta Social;
- Pro Jovem Adolescente;
- Tarifa Social de Energia Elétrica;
- Passe Livre para Pessoas com Deficiência (PcD);
- Isenção de taxas em concursos públicos (conforme a lei).