Depois de ser adiado, o abono salarial PIS/Pasep deve ser pago em 2022. Esse benefício é devido aos trabalhadores formais, sejam eles da área pública ou privada. No entanto, existem regras para fazer o saque dos valores.
- Banco oferece até R$ 100 mil em crédito para negativados; saiba como funciona
- Saque FGTS pode ser feito até hoje para determinado grupo; veja quem pode
O dinheiro, que é depositado no Fundo de Amparo ao Trabalhador, é depositado em parcela única de acordo com o calendário estipulado. Normalmente, as transferências acontecem entre julho de um ano e junho do outro.
O abono salarial PIS/Pasep leva em consideração o tempo trabalhado no ano-base. Por exemplo, os valores relativos a 2019 começaram a ser pagos em julho de 2020 e terminaram em junho de 2021, sendo o teto do benefício um salário mínimo.
Quem pode fazer o saque do abono salarial PIS/Pasep em 2022
Para o próximo ano, existe a possibilidade de um pagamento em dobro. Isso porque os depósitos relativos a 2020 deveriam ter sido iniciados em julho de 2021, mas foram adiados por causa da pandemia.
Sendo assim, os valores do ano passado e deste ano devem ser pagos juntos em 2022. De acordo com as regras do abono salarial PIS/Pasep, poderão fazer o saque os trabalhadores que:
- Estejam registrados no PIS ou Pasep há pelo menos cinco anos;
- Tenham trabalhado por 30 dias, pelo menos, no ano-base do saque;
- Possuam ganhos mensais médios de até dois salários mínimos;
- Sejam inscritos na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais).
Quem faz os pagamentos do abono salarial PIS/Pasep
A lei define que os depósitos do PIS são feitos para trabalhadores da iniciativa privada por meio da Caixa Econômica Federal (CEF). O saque desse benefício requer que o cidadão vá até uma agência da CEF e apresente seu documento de identidade.
Também há a possibilidade de fazer a retirada em espécie por meio de casas lotéricas ou até em postos de autoatendimento. Quem tiver dúvidas ou precisar de mais informações deve entrar em contato com a caixa pelo telefone 0800-726-0207.
Já o abono salarial Pasep é transferido pelo Banco do Brasil (BB) para servidores públicos. Para realizar o saque, os beneficiários devem ir até um caixa eletrônico do BB. É possível sanar dúvidas por meio do telefone 0800-729-0001.